segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Melhores alunos vão em expedições científicas



A Ordem dos Biólogos/Açores vai instituir o Prémio Frias Martins, para distinguir os melhores alunos do arquipélago do 5º ao 9º ano de escolaridade, que terão a oportunidade de participar numa expedição científica.


“Este prémio pretende homenagear um cientista de gabarito internacional e que tem feito muito pela protecção e divulgação do património natural dos Açores”, afirmou Sérgio Ávila, presidente do Conselho Regional dos Açores da Ordem dos Biólogos.

O investigador António Manuel de Frias Martins, 63 anos, pertence ao Departamento de Biologia da Universidade dos Açores, destacando-se com trabalhos desenvolvidos nas áreas da evolução e da biodiversidade.

O prémio com o seu nome será apresentado durante o I Congresso dos Biólogos dos Açores, que vai decorrer no Pico, entre 29 e 31 de Outubro.

Sérgio Ávila adiantou à Lusa que este galardão vai distinguir “os melhores alunos” do 5º ao 9º ano de escolaridade, que, além de receberem uma biblioteca e um prémio monetário, terão a possibilidade de participar numa expedição científica realizada pela Universidade dos Açores.

“Durante alguns dias poderão participar numa expedição científica, nomeadamente na que realizamos todos os anos para estudar os fósseis da ilha de Santa Maria”, salientou.

Para promover uma melhoria do ensino da Biologia nas escolas dos Açores, nos três dias que antecedem a abertura do congresso serão realizadas duas acções de formação, destinadas exclusivamente a docentes do ensino básico e secundário.

“É uma mais-valia científica, até porque uma das principais críticas feitas pelos professores é que a acções de formação disponíveis não têm conteúdo regional. Nestas que vamos realizar, esse problema não se coloca”, frisou Sérgio Ávila.

Nesse sentido, revelou que as acções de formação terão a preocupação de se centrar em “exemplos concretos existentes dos Açores”, o que permitirá mais tarde que os professores os possam utilizar em saídas de campo com os alunos.

A realização destas acções de formação, que decorrem entre hoje e 28 de Outubro, insere-se numa “estratégia mais vasta”, que pretende criar um quadro de formadores regionais distribuídos pelas várias ilhas dos Açores.

Uma das acções terá como tema ‘Litoral Açores - Caracterização da fauna e flora”, enquanto a outra vai procurar responder à questão ‘Porque são raros os fósseis em ilhas vulcânicas? O caso dos Açores’.Cada uma destas acções tem a duração de 25 horas e um número máximo de 20 alunos.



Fonte: Público

Sem comentários: