segunda-feira, 22 de março de 2010

Director regional da Energia integra delegação portuguesa em visita aos Estados Unidos




O director regional da Energia integra uma delegação portuguesa que visita os Estados Unidos da América, entre 23 e 26 de Março, e cuja iniciativa e organização partiu da Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa e o Consulado em Ponta Delgada. A delegação integra ainda representantes da Electricidade dos Açores, EDP, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Programa MIT-Portugal, Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia, Pólo da Competitividade para as Tecnologias da Energia, entre outras entidades.

Energias renováveis, redes inteligentes de energia e mobilidade eléctrica constituem os temas principais das visitas a realizar no Colorado e em Michingan. No Colorado, em Denver, a delegação visita o Laboratório Nacional de Energias Renováveis (National Renewable Energy Laboratory), o Laboratório de Motores e Conversão de Energia (Engines and Energy Conversion Laboratory), assim como a Associação Industrial de Tecnologias Limpas do Colorado (Colorado Cleantech Industry Association). Ainda no Colorado, em Boulder, serão estabelecidos contactos com entidades ligadas ao desenvolvimento das redes inteligentes de energia (smart grids). No Michingan, em Detroit, a delegação visita a General Motors, Ford e o Centro para a Investigação Automóvel (Center for Automotive Research), com destaque para a mobilidade eléctrica.

Segundo o director regional da Energia, "esta visita é de grande relevância no momento actual em que as energias renováveis, as redes inteligentes e a mobilidade eléctrica, estão na agenda de muitos países e regiões, incluindo os Açores. Importa perceber o estado de desenvolvimento da tecnologia, assim como potenciar o surgimento de parcerias com vista ao desenvolvimento e implementação da mesma".

Ainda segundo o director regional da Energia, "a visita a projectos de investigação e construção de veículos eléctricos e sua interligação com a rede eléctrica pode, além da cooperação potencial, contribuir para o trabalho em curso relativamente à implementação da mobilidade eléctrica da Região".

Segundo José Cabral Vieira, "a dimensão das ilhas, assim como a existência sistemas eléctricos isolados e fechados, pode suscitar o interesse de entidades externas para colaborar com as entidades regionais, na aplicação e implementação de inovações em áreas como as energias renováveis e a mobilidade eléctrica. Energias renováveis e mobilidade eléctrica são áreas onde os Açores, pela sua especificidade, podem ganhar centralidade e tornar-se uma região de referência e paradigmática, não apenas ao nível da utilização, mas, também, da investigação".

A criação de um centro de excelência, que pode ter a forma de laboratório, de investigação em energias renováveis, actuando em rede com sistema técnico e científico nacional e internacional, pode ser, de acordo com o director regional da Energia, "uma forma de ganhar essa centralidade. Se as tecnologias de informação e da comunicação marcaram o século XX, conduzindo ao processo de globalização, o século XXI será marcado pela revolução energética. Um processo que importa perceber e antecipar".


GaCS/SF/DRE

Sem comentários: