terça-feira, 9 de março de 2010

Intervenção do secretário regional da Presidência



Texto integral da intervenção do secretário regional da Presidência, André Bradford, proferida hoje, em Ponta delgada, na apresentação do programa “Açores: Região Europeia do Ano 2010”:

“Depois de termos apresentado a imagem promocional que nos acompanhará enquanto Região Europeia do Ano 2010, em Janeiro, por ocasião da Bolsa de Turismo de Lisboa, e de termos realizado um programa específico de lançamento desta iniciativa, em Bruxelas, é agora a altura de apresentarmos publicamente o programa de actividades para o primeiro semestre de 2010, no âmbito daquela designação.

Agregando iniciativas específicas e outras de cariz mais genérico, envolvendo mais de uma dezena de parceiros públicos e privados, abrangendo áreas que vão do cinema às artes plásticas, da literatura ao desporto, da música à investigação, incluindo também concursos e prémios, o programa da Região Europeia para o primeiro semestre de 2010 envolve desde já três dezenas de eventos e abrange, com intensidades distintas, as nove ilhas dos Açores, Lisboa e Bruxelas, cenários obrigatórios de celebração da nossa ligação à Europa.

Trata-se de um programa estruturado com base em dois princípios fundamentais: por um lado, trazer à Região a cultura e a vivência europeias, de que somos parte integrante mas de que, por vezes, nos sentimos distantes e afastados; e, por outro lado, levar para fora das fronteiras das nossas ilhas a nossa realidade - o que já fomos, o que somos e o que queremos ser -, procurando articular a vertente promocional com as vertentes institucional e política.

1. No plano interno, escolhemos como parceiros privilegiados as embaixadas e os institutos culturais europeus com presença em Portugal, para, deste modo, podermos apresentar aos açorianos o que de mais significativo os vários países europeus têm para realçar no âmbito da sua acção cultural e promocional.

Teremos, por isso, ao longo de todo o ano, e já neste primeiro semestre, eventos culturais e institucionais que resultam desta cooperação e que, estou certo, constituirão uma amostra abrangente e apelativa da riqueza e diversidade de tradições e culturas que caracterizam a Europa.

Por outro lado, foi também nosso intuito gerar iniciativas e procurar parceiros regionais que enriquecessem o programa de actividades e ajudassem a torná-lo mais amplo e qualificado.

Estabelecemos, assim, parcerias com autarquias, instituições e associações culturais, empresas públicas e privadas, com o objectivo de aproveitar sinergias e a oportunidade criada pelas celebrações da Região Europeia do Ano para levar a cabo projectos de maior fôlego ou com uma particular relação com a temática europeia.

Neste sentido, gostaria de destacar a realização de um ciclo de cinema europeu, em colaboração com a Azores Film Commission, com sessões em todas as ilhas, e que incluirá um conjunto de longas-metragens que marcaram a história do cinema na Europa, uma por década, desde a criação da Comunidade Económica Europeia, em 1957, aos nossos dias.

Ainda neste âmbito, o Coral de São José irá interpretar, a 30 de Maio, no Teatro Micaelense, pela primeira vez, a 9ª Sinfonia de Beethoven, peça de grande dimensão e que tem também a particularidade de ter sido a base de onde se extraiu o hino da União Europeia – a “Ode à Alegria”.

E para referir apenas mais dois dos momentos específicos do programa que foram produzidos na Região, com recurso aos nossos criadores, destaco ainda a peça de teatro do autor açoriano Nuno Costa Santos sobre a estadia do cantor belga Jacques Brel no Faial, que estreará em Junho e que será exibida em Lisboa, Ponta Delgada, Angra e Horta, e a edição, no último trimestre, de uma obra dedicada à Europa no pensamento dos açorianos ao longo da História, comissionada ao Prof. Onésimo Teotónio Almeida e que será, estamos certos, uma forma valiosa de recuperar a memória da nossa tradicional capacidade de nos superarmos e de nos afirmarmos a nível europeu.

Paralelamente, teremos, por iniciativa própria, um conjunto de espectáculos com alguns nomes sonantes da música contemporânea, que procura ser uma fusão entre os dois lados do Atlântico e entre a tradição e a modernidade, de modo a contemplar um público mais abrangente.

Do jazz pop de Jamie Cullum – que fará em Junho o concerto que as condições meteorológicas não permitiram que se fizesse a 21 de Fevereiro - à mistura de influências dos americanos Pink Martini, que actuarão em Julho, na Terceira, passando pela voz muito característica da sueca Lisa Ekdhal.

Além de exposições de temática europeia, que percorrerão toda a Região, e das celebrações do Dia da Europa, que este ano decorrerão na fronteira mais Ocidental da Europa - na ilha das Flores - teremos igualmente a realização nos Açores de fóruns e conferências de âmbito e temática internacionais, que importa destacar.

Assim, destaco, em Abril, na ilha Terceira, a segunda edição do Fórum Franklin Roosevelt, numa organização conjunta com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), tendo por tema principal “As Relações Transatlânticas e os Equilíbrios Internacionais Emergentes”.

Em Maio, será a vez de sermos anfitriões da 30ª Reunião Anual da Comissão das Ilhas, da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa (CRPM), organização de cooperação interregional europeia que agrega duas dezenas e meia de regiões insulares, em representação de 13,5 milhões de cidadãos, do Chipre à Dinamarca, de Malta ao Reino Unido.

Em Julho, será realizada na ilha do Pico, numa organização conjunta com a Representação em Portugal da União Europeia e com a presença dos deputados açorianos no Parlamento Europeu, uma conferência sobre o impacto do Tratado de Lisboa a nível territorial, tendo particularmente em atenção o caso das regiões ultraperiféricas.

No plano desportivo, e além dos Jogos das Ilhas, que a Secretaria Regional da Educação e Formação realizará no final do Maio, envolvendo cerca de 1500 jovens atletas europeus, optámos por reforçar o apoio e conferir projecção a uma conjunto de iniciativas de relevo, que já têm renome internacional e que são meios importantes de promoção da Região no exterior, como são os casos do SATA Rally Açores ou da regata atlântica Vannes-Horta-Vannes.

2. Quanto à vertente externa, o programa que agora apresentamos pretende promover os Açores e a sua identidade cultural, a nível nacional e no espaço europeu, despertando interesse e fomentando o conhecimento sobre a nossa Região.

Na linha do que já aconteceu em Fevereiro e no início do presente mês, com a realização, respectivamente, da conferência “Açores: um Trunfo para a Europa”, em Bruxelas, e da Semana da Cultura Açoriana, no Teatro S. Luiz, em Lisboa, iremos levar a cabo ou participar em eventos que levarão o nome dos Açores ao continente português, ao coração da Europa e à América do Sul.

A partir de amanhã, por exemplo, a Região participará, integrada na comitiva da União Europeia, na II Mostra de Desenvolvimento Regional em Florianópolis, Estado de Santa Catarina, no Brasil, um evento que é organizado pelo Ministério da Integração Nacional do Brasil e que congrega cerca de 30.000 participantes.

A partir de Abril, noutro âmbito e em parceria com a Direcção Regional da Cultura e a Câmara Municipal de Lisboa, será inaugurada em Lisboa, no Palácio Galveias, a exposição “Canto da Maia, o Escultor do Silêncio”, mostra que transitará, em Julho, para Bruxelas, dando a conhecer ao País e à Europa um dos maiores escultores portugueses do século XX e um dos mais internacionais artistas açorianos.

Confirmando a aposta que a Região tem feito na sua vocação marítima e na valorização económica e diplomática, participaremos em Maio, em Gijon, Espanha, nas comemorações do Dia Europeu do Mar, em três vertentes distintas: promovendo uma exposição dedicada à investigação pioneira sobre os ecossistemas dos montes submarinos, em colaboração com o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores; organizando, em conjunto com as restantes Regiões Ultraperiféricas, uma conferência subordinada ao tema “Uma dimensão Global da Política Marítima Europeia”; e, também em conjunto com as RUP, dedicando um stand à dimensão marítima ultraperiférica, com o mote “dois Oceanos, dos Mares, três Continentes”.

Paralelamente, teremos também alguns eventos de âmbito externo que serão associados ao programa da Região Europeia do Ano mas cuja iniciativa é da responsabilidade exclusiva de outras entidades, como acontece por exemplo com as actividades que os eurodeputados dos Açores pretendem levar a efeito no Parlamento Europeu.

Perante este programa arrojado e diversificado, gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para apelar à participação aberta e empenhada de todos os açorianos nos vários momentos de celebração, fazendo desta iniciativa um sucesso colectivo.

Os Açores têm aqui uma oportunidade única para se darem a conhecer e para reforçarem o seu estatuto de região europeia de características singulares.

Por isso, apresentamos também nesta ocasião, e já de seguida, o sítio da Região Europeia do Ano na internet, ferramenta essencial de divulgação e de interacção com todos os envolvidos e interessados, que pretendemos que constitua, por si só, um elemento marcante destas celebrações.

Muito obrigado pela vossa atenção.”


GaCS/LFC

Sem comentários: