quinta-feira, 18 de março de 2010

Museu de Angra expõe “A tentação de Santo Ant(ónio)ão segundo Dacosta”



O Museu de Angra do Heroísmo apresenta, de amanhã, dia 19, a 13 de Junho de 2010, na Sala Dacosta, a exposição A Tentação de Santo Ant(ónio)ão na obra de António Dacosta, composta por um conjunto de três obras de uma série de cinco quadros da autoria deste pintor terceirense. As peças são inspiradas no retábulo de Isenheim pintado por Grünewald, no século XVI.

Um dos painéis deste retábulo, representativo das tentações de Santo António, cativou, pela sua exuberância grotesca, a atenção de Dacosta que criou, entre 1984 e 85, uma espécie de «alegoria pessoalizada» da história do santo seu homónimo. Dois dos quadros encontram-se em paradeiro desconhecido, pelo que serão apresentadas reproduções fotográficas. Serão também projectadas imagens do retábulo de Isenheim, que integra colecção de arte antiga do museu de Unterlinden.

Esta sexta-feira, pelas 16 horas, terá lugar uma visita guiada à exposição, conduzida por Francisco Lima, técnico superior do Museu de Angra do Heroísmo, responsável pela colecção de belas-artes da instituição. A visita contará com a presença de uma turma do 12º ano da área de Artes Visuais da Escola Básica Integrada Tomás de Borba.

Durante o período de vigência da exposição, o Serviço Educativo do Museu de Angra do Heroísmo promoverá várias sessões de dois ateliês de expressão plástica que permitem explorar as obras expostas e incentivar a criatividade dos jovens visitantes. No primeiro, intitulado, Visões de Inferno, serão ilustradas telas com representações alegóricas do Inferno, recorrendo a técnicas de gravura, pintura e colagem. No segundo, destinado ao pré-escolar e 1.º ciclo, explorar-se-ão os bestiários medievais e serão produzidas criaturas fantásticas inspiradas nos mesmos, usando materiais reciclados.

O agendamento de visitas guiadas acompanhadas da frequência de ateliês, preferencialmente destinados ao público escolar, deve ser efectuado pelo telefone 295 213 147 ou através do endereço electrónico a.ls.almeida@azores.gov.pt



GaCS/FA/MAH

Sem comentários: