terça-feira, 5 de abril de 2011

Governo quer melhorar a gestão da Reserva Agrícola Regional

O Governo dos Açores está a colaborar com o projecto SATELMAC, aprovado ao abrigo do Programa de Cooperação Transnacional 2007/2013, que tem por objectivo a inovação e a difusão do uso das tecnologias de detecção remota, na região da Macaronésia, empregando as imagens de satélite e as técnicas de detecção remota como uma ferramenta de gestão territorial.

O projecto foi apresentado esta terça-feira, na Ribeira Grande e contou com a presença do Secretário Regional da Agricultura e Florestas.

Neste momento estão a ser realizados diversos estudos cujo objectivo passa pela obtenção de informação geográfica e a execução de uma série de mapas de uma forma mais rápida, eficiente e económica, que a obtida através das técnicas tradicionais, (foto-interpretação de fotografia aérea e trabalhos de campo).

A informação produzida permitirá uma gestão do território a diversos níveis, desde o ordenamento territorial, à gestão de espaços agrícolas, naturais e áreas protegidas.

Através deste projecto, a IROA, SA está a desenvolver uma metodologia com o objectivo de inventariar e detectar o processo de novas construções em zonas da Reserva Agrícola Regional.

Através da utilização de imagens de satélite de alta resolução, recolhidas em diferentes datas, será estabelecido um sistema com vista à detecção e monitorização da ocupação do solo agrícola, o qual permitirá diminuir custos e melhorar a gestão da Reserva Agrícola Regional.


GaCS/MS

Sem comentários: