segunda-feira, 4 de abril de 2011

Plano Regional de Emprego integra o programa de Master Europeu em Paris

O Director Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, Rui Bettencourt, apresenta quarta-feira, em Paris, as políticas de emprego açorianas aos alunos do Master de Ciências do Trabalho da Universidade de Paris – CNAM, a convite do docente responsável daquele diploma, professor Jean Luc Ferrand.

O Plano Regional de Emprego dos Açores para 2010 – 2015 é um dos oito temas de estudo do programa de Master Europeu, onde é descrito como “exemplo de uma política integrada de emprego”.

Já o perito americano em estratégia, Joseph Coates, no editorial da revista americana, Technological Forescasting & Social Change, sobre políticas públicas mundiais, publicado no último mês de Novembro em Nova Iorque, Oxford, Filadélfia, Amesterdão e Paris, considera o caso açoriano como um “cartaz de progresso na promoção do emprego vindo de um pequeno território”.

Também o perito europeu de políticas de emprego e qualificação profissional, Guy Le Boterf, através de uma correspondência dirigida ao Director Regional do Trabalho, reagia à publicação da abordagem açoriana na revista de especialidade Education Permanente, divulgada em Novembro passado, dedicada às políticas regionais de qualificação profissional, considerando a experiência dos Açores ”apaixonante, num território ensinante e inovador”.

Recorde-se, ainda, que num estudo recente de âmbito internacional, os Açores foram considerados a região com menor desemprego da península ibérica.

“O Plano Regional de Emprego dos Açores suscita, assim, curiosidade e interesse, num momento em que vários países e regiões europeias se interrogam sobre novos paradigmas para as políticas de emprego”, conclui Rui Bettencourt.


GaCS/DRTQPDC/SM

Sem comentários: