segunda-feira, 4 de abril de 2011

Regiões europeias assumem papel fundamental no projecto europeu

O Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa afirmou, hoje, em Ponta Delgada, que as Regiões europeias “assumem, na actualidade, um papel fundamental no projecto europeu, através das suas políticas autónomas, da cooperação inter-regional e das posições comuns que defendem junto das instituições da União”.

“Num contexto económico e financeiro de especial complexidade, a valorização da dimensão regional reforça o caminho de uma Europa mais centrada nos valores da solidariedade e da coesão económica, social e territorial e coloca a tónica da acção comunitária na eficácia na governação, através da descentralização e da proximidade com as populações”, defendeu Rodrigo Oliveira.

O Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa falava na sessão de abertura do Intensive Program “Regionalismo e Europa das Regiões”, promovido no quadro da Cátedra Jean Monnet em Estudos Europeus da Universidade dos Açores, curso que decorre entre os dias 4 e 15 de Abril, no campus de Ponta Delgada.

Rodrigo Oliveira teve ainda oportunidade de leccionar, após a sessão de abertura, uma aula aos mais de vinte alunos do curso intensivo, provenientes de universidades de Portugal, Bélgica, Grécia, França, Itália, Roménia, Polónia, Eslovénia e Espanha, numa intervenção sobre a acção externa dos Açores e a importância dos estatutos de Região Autónoma portuguesa e de Região Ultraperiférica da UE.

“A Autonomia dos Açores, pela actuação dos órgãos de Governo próprio da Região, e a adesão de Portugal na União Europeia, através do regime e medidas específicas em favor das Regiões Ultraperiféricas, constituem os maiores marcos da história política recente dos Açores. O Regionalismo e a Europa das Regiões estão, assim, na origem do progresso e do desenvolvimento económico e social dos Açores, num processo contínuo e acelerado de crescimento e de convergência com o todo nacional e europeu”- afirmou, a terminar, Rodrigo Oliveira.


GaCS/GSsRAECE

Sem comentários: