sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Secretário Regional dos Recursos Naturais afirma que há sempre possibilidade “de melhorar”


O Secretário Regional dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros, revelou hoje que os processos de candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma dos Açores (PRORURAL) poderão ser objeto de uma revisão no futuro Quadro Comunitário de Apoio (QCA).

“Se se encontrem soluções melhores, podem ser adotadas”, pois há sempre a possibilidade “de melhorar”, defendeu Luís Neto Viveiros, em declarações aos jornalistas no final de uma audiência, em Ponta Delgada, com a eurodeputada Maria do Céu Patrão Neves.

O Secretário Regional considerou que o facto de praticamente já se ter esgotado a verba afeta ao PRORURAL “também tem aspetos positivos”, pois significa que foram apoiados inúmeros projetos de investimento apresentados pelos agricultores açorianos.

O PRORURAL previa uma despesa pública de 345 milhões de euros para os sete anos do período de vigência do atual QCA (2007-2013), dos quais 294 milhões de euros são comparticipados pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), garantindo a Região o restante financiamento.

“O fato de se estar nesta situação, com os fundos de apoio aos investimentos com percentagens de execução muito elevadas, significa também que as pessoas investiram e modernizaram as suas explorações” e ainda que apostaram na diversificação, frisou Luís Neto Viveiros.

O Secretário Regional dos Recursos Naturais reiterou a intenção de prosseguir “um trabalho conjunto” e contínuo com os eurodeputados, no sentido de garantir a defesa dos interesses da Região junto dos centros de decisão europeus face à revisão de políticas e apoios que se avizinha em setores fundamentais para os Açores como a Agricultura, as Pescas, o Mar e o Ambiente.

Anexos:
2013.01.04-SRRN-ReunPatrãoNeves.mp3 

GaCS/OG

Sem comentários: