A Secretaria Regional dos Recursos Naturais e os armadores de chicharro de São Miguel negociaram um entendimento para a gestão da pescaria desta espécie através da redução de capturas nos portos da ilha, prevenindo o excesso de oferta e a consequente diminuição de rendimentos de armadores e pescadores.
“O Governo tem estado atento aos desenvolvimentos que o mercado tem sofrido nos últimos meses”, verificando-se“ uma oferta muito superior à procura", salientou Luís Neto Viveiros, acrescentando que se procurou encontrar "equilíbrios que permitem que, de facto, aquilo que os pescadores trazem do mar seja totalmente vendido a um preço justo”.
Este acordo foi alcançado numa reunião realizada em Ponta Delgada, em que participaram, entre outros, os 14 armadores de cerco da ilha de São Miguel, além do Diretor Regional e do Inspetor Regional das Pescas, e que ocorreu na sequência dos contatos e encontros que regularmente têm sido realizados também com representantes e organizações do setor.
O Secretário Regional dos Recursos Naturais revelou que, “em cada dia que os pescadores vão ao mar, trazem para terra cerca de 300 a 400 quilos a mais do que aquilo que o mercado consome”.
Luís Neto Viveiros salientou que os armadores se comprometeram com a redução do esforço de pesca, cujos resultados vão ser avaliados no final do mês de março, adiantando que nessa altura será feita “uma avaliação detalhada”.
Esta iniciativa integra-se nas medidas que o Governo dos Açores tem vindo apresentar com vista à valorização do pescado, em particular das espécies com menor valor comercial, através da promoção e da transformação, envolvendo os intervenientes associativos e privados.
Pretende-se desta forma gerar mais-valias a jusante e montante do setor através da gestão das pescarias, do estímulo ao consumo interno e do fomento de exportações de qualidade, mas também contribuir para melhorar os rendimentos e a dignidade dos profissionais da pesca, garantindo, simultaneamente, a sustentabilidade futura dos recursos.
Em 2012, para apoiar pescadores e compradores, a Secretaria Regional dos Recursos Naturais determinou a redução das taxas de lota praticadas na Região.
| 2014.02.05-SRR-CapturasChicharro.mp3 |
GaCS







Sem comentários:
Enviar um comentário