sábado, 17 de outubro de 2009

O Imposto Municipal sobre Imóveis vai descer em algumas zonas do país. Nos Açores a medida vai ser aplicada em 4 concelhos.


O Imposto Municipal sobre imóveis vai descer em algumas zonas do país e da região. Esta descida é motivada pela revisão do coeficiente de localização, um factor com peso significativo no valor dos imóveis.

A norma abrange 4 concelhos: Ponta Delgada, Santa Cruz, Praia da Vitória ou Ribeira Grande, e o valor máximo é 1,55% em Ponta Delgada.

Os novos coeficientes de localização aplicam-se apenas às casas que sejam avaliadas a partir de agora, mas quem tem casas nos concelhos acima enunciados pode actualizar essa avaliação sem quaisquer custos, através de uma solicitação ás finanças de uma reavaliação do imóvel. Esta benesse só pode ser dada caso o imóvel em questão tenha sido avaliado há mais de 3 anos.

O principal factor de alteração de IMI prendia-se com a injustiça, por exemplo, de duas casas, situadas na mesma rua, tenham coeficientes diferentes por pertencerem a freguesias diferentes.

O Governo dos Açores aplicou esta descida porque entende que em alguns casos, os valores avaliados dos imóveis eram exagerados.


Fonte: RTP

Sem comentários: