domingo, 31 de julho de 2011

Autarquias são um dos “parentes mais nobres” do sistema político





O Secretário Regional do Ambiente e do Mar afirmou sábado à tarde, na Horta, que as autarquias são um dos “parentes mais nobres” do sistema político português.

Falando na sessão comemorativa do Dia da Freguesia da Conceição, à qual presidiu em representação do Presidente do Governo, Álamo Meneses sublinhou que as instituições “não se medem pela dimensão dos seus orçamentos”, mas antes “pela utilidade da sua acção e pela vida democrática que podem gerar”.

Segundo referiu, os autarcas são “uma parte muito importante” do nosso sistema político e são também aqueles que, por terem um contacto mais próximo com as pessoas, “têm uma maior legitimidade”.

Afinal de contas, argumentou o governante, “são eles que estão mais perto das pessoas e toda a legitimidade deriva do povo e quem está mais perto do povo necessariamente está mais perto da raiz de todo o sistema”.

O Secretário Regional reafirmou também “o interesse e a vontade” da parte do Governo em colaborar com as autarquias, afirmando que estas são “um parceiro indispensável” em muitas das acções que são realizadas por toda a Região.

Em cada uma das freguesias, “são elas a forma mais eficaz” de realizar muitas das tarefas que concretizamos, sejam elas uma competência do Governo ou uma competência partilhada pelos diversos níveis da governação, disse Álamo Meneses.

Como exemplo da eficácia dessa cooperação, o governante lembrou que o envolvimento das autarquias no concurso Eco-Freguesias: Freguesia Limpa já permitiu retirar das ilhas “muitos milhares de toneladas de resíduos” e dar “uma limpeza e uma salubridade” a locais que antes eram autênticas lixeiras.

Revelou também que o Governo, nas próximas semanas, irá lançar a empreitada de construção do novo Centro de Processamento de Resíduos do Faial, razão pela qual aquele programa de limpeza pública terá também, em 2011, “um significado diferente” no concelho da Horta.

Para Álamo Meneses, as juntas de freguesia do Faial vão ser um “parceiro essencial” no processo de lançamento deste centro de resíduos, já que serão muitas as acções e as iniciativas a desenvolver no sentido de sensibilizar a população para a separação dos lixos.

A freguesia da Conceição, uma das três freguesias citadinas do Faial, celebrou este sábado o seu 443.º aniversário, o que faz dela a segunda mais antiga da ilha.



GaCS/FG

Sem comentários: