quinta-feira, 28 de julho de 2011

Importantes projectos de conservação da natureza em curso em São Miguel





A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar promoveu hoje, Dia Nacional da Conservação da Natureza, uma visita à zona leste da ilha de São Miguel, onde decorrem importantes intervenções nesta área.

O Secretário Regional da tutela, que esteve nas zonas de desenvolvimento de três desses projectos, abrangendo os concelhos da Povoação e do Nordeste, disse aos jornalistas, no final do périplo, que as três intervenções visitadas são de grande importância para a recuperação e conservação do meio ambiente natural da ilha.

Um desses projectos, em desenvolvimento há vários anos, é o da recuperação do habitat do priolo, uma ave que só existe naquela zona de São Miguel e que estava classificada como “em risco crítico de extinção”. Com a intervenção que vem sendo realizada, a população de priolos está a crescer e a classificação é agora de “em risco de extinção”.

Este projecto foi distinguido pela Comissão Europeia como exemplo de boas práticas de conservação da natureza.

Outra iniciativa de conservação da natureza no leste micaelense é a recuperação da laurissilva, que praticamente tinha desaparecido na ilha.

Segundo disse Álamo Meneses, 90 hectares de uma grande mancha nas encostas da serra da Tronqueira já estão recuperados, prosseguindo o trabalho de remoção de invasoras e de plantio de espécies da laurissilva.

Por fim, estão em curso trabalhos de recuperação da única mancha de turfeira activa de São Miguel, no planalto dos Graminhais, de forma a regular o ciclo hídrico. Com esta intervenção, pretende-se reduzir o risco de enxurradas e, paralelamente, ter mais água disponível no Verão.


GaCS/FA

Sem comentários: