quarta-feira, 27 de julho de 2011

Governo Regional repudia acusações do PSD





O Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, disse esta tarde, em Ponta Delgada, que o executivo açoriano rejeita por completo e em absoluto a acusação de ter informado mal, ou de ter mentido à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

O problema, segundo o governante, é que o PSD “é useiro e vezeiro na política da meia verdade, e portanto, embrulha os factos da forma que mais lhe convém para sustentar acusações ridículas e que nada têm a ver com a verdade.”

O Secretário Regional da Economia esclarece, que se o PSD tivesse lido bem o requerimento que fez, a resposta que obteve e o relatório do Tribunal de Contas teria percebido que o Governo Regional cumpriu com toda a verdade o seu dever de informação à Assembleia Legislativa da Região.

Importa perceber nesta questão, frisou, que há duas situações distintas: em primeiro lugar aquilo que tem a ver com a alteração do valor inicial da empreitada de construção das Portas do Mar. No relatório do Tribunal de Contas, nomeadamente, no exercício do contraditório, foram prestados vários esclarecimentos por parte da Administração dos Portos de S. Miguel e de Santa Maria, especificando porque aquilo aconteceu, com que fundamento, em que termos e com que objectivo.

Outra questão levantada prende-se com o facto de se saber se o Governo omitiu ou não factos à Assembleia na resposta que deu, uma acusação que Vasco Cordeio rejeita determinantemente.

O problema é que, explica, o PSD perguntou uma coisa em 2009 e agora está a invocar outra completamente diferente, ou seja, no requerimento dos social-democratas foram pedidas, exclusivamente, cópias de documentos e foram essas cópias que foram integralmente remetidas pelo Governo dos Açores à Assembleia Legislativa.

Isto é, explica Vasco Cordeiro, uma coisa é o valor global do investimento, outra coisa é a conta da empreitada, que o PSD limitou-se a pedir ao Governo, com o valor de 53 milhões de euros, o mesmo montante que foi entregue ao Tribunal de Contas. A isto acrescem outros valores mas que têm a ver com outras coisas que os social-democratas não perguntaram no requerimento.

No entender do governante, é fundamental que o PSD leia bem o relatório do TC e leia bem o requerimento que fez e a resposta que foi dada. “Esta acusação de que o Governo mentiu à Assembleia não é de forma nenhuma tolerável nem é aceitável, é repudiada por completo e é simplesmente fruto da precipitação e da vontade do PSD de querer criar um caso onde ele não existe”, afirmou Vasco Cordeiro.



GaCS/LM

Sem comentários: