quarta-feira, 27 de julho de 2011

Governo lança 'Arquipélago' para valorizar os Açores na área da cultura





O Director Regional da Cultura anunciou hoje, em Ponta Delgada, que a obra de construção do projecto “Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas”, orçada em 11,89 milhões de euros, envolve um prazo de execução de 18 meses.

Na cerimónia de assinatura do Auto de Consignação daquela obra, financiada a 85 por cento pelo programa de apoio comunitário PROCONVERGÊNCIA, e os restantes pelo executivo açoriano, Jorge Paulus Bruno referiu que o futuro centro dinamizador das artes contemporâneas ficará instalado nas antigas instalações da Fábrica do Álcool da Ribeira Grande.

O projecto, da autoria conjunta de João Mendes Ribeiro, Cristina Guedes e Francisco Vieira Campos, visa, de acordo com aquele responsável, a criação de novos espaços culturais e a reabilitação de um valioso património pré-existente na cidade norte da ilha de São Miguel.

Sublinhou, a propósito, que a obra vai beneficiar o património construído regional, na medida em que requalifica e valoriza a antiga Fábrica do Álcool, considerada como excepcional exemplar da arquitectura industrial dos finais do século XIX.

O Director Regional da Cultura especificou, também, que a obra, ao contrário de um simples museu, assenta nas dinâmicas resultantes do intercâmbio e do interface com entidades e relações externas, quer sejam pessoas, conhecimentos e ou acontecimentos.

Jorge Paulus Bruno disse, igualmente, que o futuro “Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas”, de dimensão regional, pretende ser um lugar de pesquisa, experimentação e de criação artística, funcionando como pólo dinamizador e plataforma de interacção entre os Açores e o Mundo.

Revelou, ainda, que estão em desenvolvimento ou já estabelecidas parcerias, como é o caso do recente acordo de cooperação celebrado com a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD) que permitirá apresentar, nos Açores, exposições de arte contemporânea com base na colecção que esta instituição tem vindo a constituir.

Segundo este responsável do executivo açoriano, trata-se de uma importante etapa que irá valorizar os Açores na área da cultura, entendendo, do mesmo modo, que a criação artística é um desafio que se enquadra no rumo do desenvolvimento e do progresso que o Governo Regional prossegue nas ilhas.



GaCS/CM

Sem comentários: