quinta-feira, 28 de julho de 2011

Contratação de médicos colombianos melhora acesso aos serviços de saúde





O Secretário Regional da Saúde disse hoje não compreender a atitude do CDS-PP ao criticar quando faltam médicos e ao estar contra quando se contratam novos médicos para desempenhar essa função e permitir que mais açorianos tenham médico de família”.

O objectivo do governo é dar médico de família a mais 16 mil açorianos, com a contratação dos oito médicos colombianos juntamente com os quatro que terminam agora o internato médico.

Segundo Miguel Correia os colombianos contratados pela Região “são médicos competentes, com formação certificada palas universidades e pela Ordem dos Médicos”.

“Até parece que o CDS-PP está contra pelo simples facto dos médicos serem estrangeiros. Espero que não seja isso e espero, também, que o CDS não esteja indirectamente a defender os lobbies instalados no sector médico”, observou Miguel Correia.

Relativamente aos vencimentos, ontem mesmo, foi publicado um diploma (DL 93/2011) que vem regularizar a situação dos médicos portugueses na especialidade de medicina geral e familiar.

Na anterior situação quando terminavam o internato passavam a ganhar menos, dado que a legislação, de âmbito nacional, permitia apenas realizar contratos de trinta e cinco horas. O decreto publicado ontem vem permitir aos médicos optarem por um regime de 42 horas, com exclusividade, e assim passam de um salário de 1.853 euros para 3.400 euros por mês, superior, portanto, ao que se está a pagar aos médicos colombianos.

“Lamento o facto de o CDS-PP não ter lido o Diário da República antes da conferência de imprensa e ter confirmado que esta situação estava resolvida, tanto nos Açores como no conjunto do país”, disse Miguel Correia.

Em relação à necessidade de os utentes confirmarem o seu interesse no médico de família, é uma medida que se justifica, uma vez que em alguns centros de saúde da Região há utentes que não vão ao médico de família há mais de cinco anos, chegando, em alguns casos a 40 % dos utentes.

Isso quer dizer que essas pessoas não valorizam esse recurso. O que pretende é garantir que os utentes que estão inscritos estão efectivamente interessados nos serviços desses médicos.

Relativamente aos reembolsos, o Secretário Regional da Saúde esclareceu que o ajustamento que foi feito, em circunstância alguma, põe em causa, a prestação de cuidados às pessoas, sejam ou não carenciadas, porque o regime de reembolsos continua o mesmo.

As pessoas continuam a ser reembolsadas das despesas feitas nos serviços privados desde que os centros de saúde ou os serviços convencionados não disponham de capacidade de resposta. Em nada se dificulta o acesso das pessoas aos cuidados de saúde.


GaCS/RC

Sem comentários: