segunda-feira, 18 de julho de 2011

Secretaria da Saúde empenhada na regularização das dívidas dos hospitais





A Secretaria Regional da Saúde vai desenvolver todos os esforços no sentido de regularizar as facturas relativas a fornecimentos aos hospitais da Região.

“Nós faremos todos os esforços para que, no fim desta semana e início da próxima, se possa recuperar o pequeno atraso no pagamento a fornecedores”, disse Miguel Correia.

Num encontro, realizado hoje em Angra, com a mesa dos armazenistas da Câmara do Comércio de Angra, o Secretário da Saúde voltou a lembrar que estão em causa pequenos atrasos, muito inferiores aos praticados na Região Autónoma da Madeira e no continente.

Neste momento regista-se, nos Açores, um atraso médio de 45 dias, para além dos sessenta dias, prazo que está estipulado no âmbito do sistema de pagamento a fornecedores.

A reunião de hoje permitiu, de igual modo, perceber que os armazenistas dos Açores têm prazos de pagamento aos seus fornecedores que são mais apertados do que noutras regiões e no conjunto do país.

Ficou, por isso, decidido apresentar um plano de funcionamento, no sentido da Câmara do Comércio e os armazenistas, conseguirem prazos mais dilatados com a indústria, de modo a permitir que os fornecedores possam suportar um atraso superior ao habitual, como agora se verificou.

Presentemente o pagamento a fornecedores está muito alavancando na banca e são conhecidas as restrições que a banca atravessa. Conseguimos resolver uma parte desse problema, que nos vai permitir regularizar os montantes que estão em atraso e até ao fim do ano teremos de encontrar um novo plano de funcionamento que permita salvaguardar ambas as partes, os hospitais e os fornecedores e permita uma maior estabilidade do sector, disse o Secretário da Saúde.


GaCS/RC

Sem comentários: