quarta-feira, 27 de julho de 2011

Governo congratula-se com a certificação ambiental das lojas da cadeia Continente em Angra do Heroísmo





O Secretário Regional do Ambiente e do Mar congratulou-se hoje, em Angra do Heroísmo, pela certificação ambiental das lojas Continente, Modalfa e Worten, bem como do entreposto da companhia naquele concelho, saudando, por isso, a empresa e os colaboradores.

Álamo de Meneses, que falava em representação do Presidente do Governo, Carlos César, na cerimónia de entrega do certificado assente em padrões internacionais, precisou que este reconhecimento garante uma grande ajuda à solução dos problemas ambientais na ilha Terceira.

Isto porque, disse, “por esta loja e pelo vosso entreposto passa uma parte muito importante daquilo que são os resíduos que dão entrada no aterro e nas diversas entidades que os recolhem para encaminhamento final”.

Lembrando que a certificação agora obtida vai para além das boas práticas na gestão de resíduos, Álamo Meneses afirmou que é este aspecto que mais preocupa a autarquia e o Governo Regional, por haver ainda “um considerável número de problemas a resolver”.

É por isso, adiantou, que nos últimos três anos e até ao final de 2012 o executivo regional está a investir 200 milhões de euros na área dos resíduos – “o maior investimento no sector do ambiente”.

Em todas as ilhas, com excepção de São Miguel e Terceira, estão a ser construídos centros de recolha, separação e tratamento dos resíduos que visam eliminar todos os detritos dessas ilhas.

O processo implica a valorização por compostagem dos lixos orgânicos, que podem ser aproveitados para a melhoria de solos agrícolas ou depositados sem qualquer perigo ambiental, e a exportação de todos os restantes.

Estes últimos são recolhidos na Terceira e em São Miguel, sendo uma parte encaminhada para reciclagem e o que não for reciclável sofrerá um processo de transformação em energia eléctrica, a ser injectada na rede de abastecimento.




GaCS/FA

Sem comentários: