quinta-feira, 21 de julho de 2011

«Faces da Moeda» em exposição no Museu de Angra do Heroísmo



O Museu de Angra do Heroísmo promove no próximo Sábado, dia 23, pelas 17h00, o lançamento do catálogo da exposição intitulada Faces da Moeda, que se encontra patente na Sala do Capítulo desde 16 de Junho e poderá ser visitada até 16 de Outubro.

Na mesma ocasião, terá ainda lugar uma visita comentada à mesma exposição, realizada pelos numismatas do Núcleo Filatélico de Angra de Heroísmo, sendo as moedas expostas pretexto para uma conversa sobre as muitas histórias a elas associadas.

Os textos que compõem o referido catálogo abordam diferentes aspectos desta temática. Assim, o texto introdutório, da autoria da economista Paula Quadros, aborda a evolução dos valores económico e simbólico da moeda. Por sua vez, os textos de Helena Ormonde, Directora do Museu de Angra do Heroísmo, e de Francisco Maduro-Dias, Conservador responsável pela exposição em causa, dão conta do significado patrimonial das peças expostas, seleccionadas como as mais representativas de uma colecção de numismática adquirida em 2010. De facto, estas evocam as dinâmicas e as problemáticas inerentes à vida material e económica dos Açores, ilustrando a vastidão de relações, percursos e vizinhanças de que a vida nestas ilhas tem sido construída, desde o povoamento.

A exposição Faces da Moeda reveste-se de particular pertinência, já que Angra foi o único local dos arquipélagos atlânticos do Espaço Português a assistir à produção de moeda metálica por quase todos os principais processos, num longo percurso que começa logo no século XVI, com D. António I, o Prior do Crato, e vem até finais do século XIX, com as lutas liberais e as crises de oitocentos.



GaCS/MAH

Sem comentários: