terça-feira, 26 de julho de 2011

Reuniões europeias do projecto DORIS em Ponta Delgada





A comitiva do projecto DORIS-NET (Downstream Observatory organised by Regions active In Space), reúne, hoje e amanhã, em Ponta Delgada. As reuniões de trabalho, sob a responsabilidade da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, integram representantes de diversas regiões europeias enquanto membros da associação NEREUS – Network of European Regions Using Space Technologies.

A sessão de abertura dos trabalhos foi presidida pelo Director Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações, que da altura deu as boas vindas aos participantes e apresentou os projectos regionais no âmbito da ciência e tecnologia.

A Região Açores, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, é membro do consórcio constituído pela região Bremen, Leisceter, Midi Pirinéus, Aquitânia, Lombardia, Basilicata, Bruxelas, Castila e Leon, Madrid e Guiana Francesa. O projecto foi desencadeado pela associação NEREUS – na qual os Açores são sócios fundadores e na qual participam com posição directiva. O projecto DORIS foi iniciado em 1 de Fevereiro de 2011.

O DORIS tem como objectivo central de acção a disseminação do GMES (Global Monitoring for Environment and Security), por via dos seus pontos locais, identificados como RCOs - Regional Contact Offices, espaços privilegiados para o contacto com os cidadãos e entidades interessadas nesta temática.

As acções principais do projecto resultarão sob a forma de uma plataforma europeia interactiva – Observatório – e de reuniões presenciais nas Regiões do consórcio, estimulando os diferentes actores (Empresas, Centros de Investigação, Universidades, Sector Público e cidadãos em geral) para a aquisição de conhecimento e de competências respeitantes a serviços e produtos com recurso à tecnologia espacial.

O DORIS-net é financiado pelo 7º Programa Quadro, tem um prazo de execução de 24 meses e representa um investimento global na ordem de um milhão de euros.



GaCS/VS

Sem comentários: