quarta-feira, 27 de julho de 2011

Observatório Microbiano das Furnas assinala primeiro aniversário com colecção de postais





O Observatório Microbiano das Furnas (OMIC), um dos Centros de Ciência dos Açores, financiados pela Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, comemorou o primeiro ano de vida com o lançamento de uma colecção de 12 postais sobre a Biodiversidade Termal dos Açores, edição do OMIC.

As fotografias que dão corpo aos postais são da autoria de diversos fotógrafos amadores e de trabalhos executados pela investigadora responsável do OMIC, Paula Aguiar.

No dia de aniversário foi igualmente apresentada a nova exposição do Centro de Interpretação do OMIC, que passa a englobar não só a diversidade microbiana termal dos Açores mas também a diversidade microbiana cavernícula e de ecossistemas de águas interiores dos Açores.

No primeiro aniversário da abertura desta importante infra-estrutura dedicada à divulgação científica das fontes hidrotermais e microbianas das Caldeiras das Furnas, o Director Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações, sublinhou que ao longo dos últimos anos o Governo dos Açores tem vindo a consolidar e desenvolver uma rede de centros de divulgação científica e tecnológica, contribuindo para o enraizamento da cultura científica e tecnológica na Região.

Paulo Menezes, que presidiu à cerimónia em representação do Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, destacou que o OMIC, localizado na freguesia das Furnas, “tem sido, desde a sua criação, uma infra-estrutura centrada na divulgação científica da biodiversidade e da ecologia de comunidades microbianas açorianas”.

O governante acrescentou que este Centro de Ciência revela a plena consciência do papel que a sua acção pode assumir em termos de desenvolvimento cultural e económico da Região.

Desde 26 de Julho de 2010 passaram pelo OMIC mais de 18 visitantes, desde escolas, grupos, turistas, investigadores e locais.

Recorde-se que, actualmente, existem nos Açores seis Centros de Ciência, o Observatório Astronómico de Santana (OASA), o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA), o Expolab, o Observatório do Ambiente, o Observatório do Mar e o Observatório Microbiano das Furnas (OMIC).



GaCS/VS

Sem comentários: