quarta-feira, 27 de julho de 2011

Exposição de pintura contemporânea no Museu da Horta





Uma exposição de pintura contemporânea da autoria de Gina Frazão abriu terça-feira ao público no Museu da Horta, onde ficará patente até 30 de Agosto próximo.

Intitulada simplesmente uma expressão de vida, esta mostra é composta por 22 obras a óleo, acrílico e carvão sobre tela e xilogravura sobre madeira.

Nesta exposição, Gina Frazão, “ao figurar o mundo visível, está a reunir com ele, em simultâneo, o mundo edílico. A sua narrativa desagua num leito desmedido de fantasias, que são uma consequência viva de sentimentos, muitas vezes intangíveis”.

De acordo com o catálogo da exposição, a “expressão visual da autora afirma-se pelo seu carácter abreviado, com pinceladas ritmadas que definem contornos e manchas escorreitas. É mínima a existência dos motivos descritos e resume-se, quase sempre, a seres humanos e animais que, quando surgem em simultâneo, parecem um único corpo.”

Adianta ainda que “Gina Frazão na pintura, no desenho, nos pequenos azulejos, nos relevos e nas suas esculturas, desdobra-se numa experimentação fecunda, geradora de vida.”

Licenciada em Pintura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, a autora conta no seu currículo com mais de cinquenta exposições individuais e colectivas de pintura em Portugal e no estrangeiro, sendo também ainda autora de diversas peças de escultura em bronze e pintura sobre azulejo.

Merece ainda destaque a Menção Honrosa e 2.º Prémio da Galeria Aberta Museu Jorge Vieira (Beja 2007 e 2009) e um vídeo sobre a obra da autora, realizado no seu ateliê por Álvaro Queiroz, para o Arquivo Nacional das Imagens em Movimento da Cinemateca Portuguesa.



GaCS//FG/MH

Sem comentários: