quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Incentivos reforçados ao serviço dos empresários, afirma Vasco Cordeiro


O Secretário Regional da Economia exortou, esta terça-feira, em S. Jorge, todos os empresários que pretendam investir em qualquer ilha “a apresentar as suas candidaturas no âmbito do Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento Regional dos Açores já que os fundos disponibilizados pelo Governo estão assegurados não havendo, por isso, motivo para qualquer receio quanto a uma eventual falha nesses apoios”.



Vasco Cordeiro, que falava durante uma sessão de esclarecimento sobre as novas regras do SIDER, assegurou que “o Governo tem feito da garantia de financiamento para estes projetos uma das suas traves mestras de atuação, construindo um sistema que assenta em boas taxas de comparticipação e que engloba áreas apetecíveis para o investimento na Região”.


A estes factos, acrescentou, “temos também vindo a trabalhar de forma muito concreta em processos que permitam a sua maior simplificação, e uma maior rapidez quer na análise das candidaturas, quer no pagamento dos apoios aprovados”.


O governante recordou que o SIDER “é um poderoso instrumento de apoio às empresas regionais e à criação de emprego” como se comprova pelos números globais referentes a este sistema: “foram já apresentadas mais de 700 candidaturas representando um valor global de investimento que ultrapassa os 460 milhões de euros”, acrescentou.


Vasco Cordeiro garantiu ainda existir “uma grande atenção da parte do Governo para a atual conjuntura de forma que os sistemas de incentivos se possam posicionar na resposta à situação que as empresas estão a viver nestes momentos conturbados”. “Temos perfeita consciência que o investimento pode estar condicionado pelo que a nossa estratégia tem sido a de criar as condições para que este sistema de incentivos sirva o melhor possível as empresas que decidam investir na Região”.



GaCS

Sem comentários: