segunda-feira, 28 de abril de 2014

Biblioteca Pública de Ponta Delgada expõe “As ilhas de Gaspar Frutuoso: uma viagem no século XXI”

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, e em conjunto com o Centro de História de Além-Mar, inauguram, na quarta-feira, dia 30, pelas 18h30, a exposição subordinada ao tema As ilhas de Gaspar Frutuoso: uma viagem no século XXI.

A Biblioteca Pública procura com esta exposição “atingir dois propósitos essenciais: primeiro, o de dar visibilidade à obra de Gaspar Frutuoso, Saudades da terra, cujo original manuscrito é frequentemente solicitado para consulta pelos seus leitores e, segundo, o de ressaltar a dimensão da “viagem” nesta obra, detetável a diferentes níveis”.

Nesta exposição realça-se a descrição de percursos, relevos, espaços e lugares, numa descrição concretizadora de roteiros que, ora circundam, ora cortam pelo interior, as ilhas açorianas.

E essa “viagem”, que o texto quinhentista proporciona a par e passo, “é perfeitamente passível de ser transposta para o século XXI”. Pela leitura de capítulos dos livros 3º, 4º e 6º, é possível “reconhecer e identificar nitidamente contornos, características e lugares hodiernos das nossas ilhas”, de acordo com a Direção Regional da Cultura.

Por outro lado, através da leitura da obra concretiza-se também uma “viagem” ao “passado”, relativo a espaços, indivíduos, famílias e coletividades iniciais, não apenas das ilhas dos Açores, mas também das Canárias, da Madeira e de Cabo Verde. O trajeto da exposição, contudo, fixou-se no arquipélago açoriano.

Com efeito, através do texto de Gaspar Frutuoso, que a Biblioteca pretende primacialmente divulgar e difundir, realiza-se esta “viagem” ao que “ainda hoje conhecemos e faz parte de nós, mas também ao que já não se reconhece pelo nome quinhentista, ao que se desfez, pereceu, ou que hoje poucos ou nenhuns vestígios deixou, mas que no fundo sustenta o emergir desta coletividade que nos identifica e enraíza”.

A Biblioteca Pública de Ponta Delgada convida assim todos os interessados a (re)visitar excertos do texto frutuosiano, associados à cartografia quinhentista de Luís Teixeira (ant. 1577 – c. 1600) e a imagens contemporâneas nas ilhas, num encontro com a nossa história, mas também com o nosso presente.

Com essa aproximação entre “tempos” pretende também a Biblioteca de Ponta Delgada “dessacralizar” o antigo, o erudito ou o distante que a obra de Frutuoso poderá representar, levando-a ao público em geral, e muito particularmente aos mais jovens, para que “ela seja vista como uma parte importante do que somos e do entendimento que de nós poderemos ter”.

A inauguração desta exposição, que funcionará no piso 0 – ala de exposições do edifício da Biblioteca, contará com uma atuação especial do Coro Ensemble Johann Sebastian Bach, dirigido por Cristiana Spadaro.






GaCS

Sem comentários: