sexta-feira, 25 de abril de 2014

Dia Mundial da Dança assinalado com espetáculo "Singular"

A Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, promove, no próximo dia 29 de abril, Dia Mundial da Dança, pelas 21h30, no Alpendre Grupo de Teatro, a realização do espetáculo de dança contemporânea “Singular”

O evento, que marcou o arranque no início de março passado da Temporada Artística 2014, pretende ser, segundo os seus autores, “um espaço de reciclagem criativa pessoal”, desmontando as três áreas de criação do espetáculo, a dança, o vídeo e o som.

O espetáculo levado à cena no Teatro Micaelense e que agora estreia na Terceira, é constituído por um solo coreografado e interpretado por Maria João Gouveia e concebido em conjunto com Filipe Carneiro e Hugo França.

Maria João Gouveia nasceu em 1984, em Ponta Delgada, e iniciou a sua formação em dança em 1993, no Estúdio de Dança de Ana Cymbron. Em 2004, ingressou na Escola Superior de Dança de Lisboa, onde obteve a licenciatura em Dança, Interpretação/Criação. Em 2008 regressou a S. Miguel e, desde então, tem lecionado Ballet Clássico, Dança Criativa e Dança Contemporânea.

Como intérprete e coreógrafa, apresentou trabalhos em diversas ilhas dos Açores e no continente. Paralelamente à sua formação e trabalho na área da Dança, entre 2008 e 2010, foi Produtora de Espetáculos e Diretora de Cena no Teatro Micaelense e foi Diretora de Cena convidada nas últimas 4 edições das “Dias da Música”, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Filipe Carneiro nasceu em 1969 e é sócio-gerente e fundador da Triplinfinito, empresa que desenvolve projetos nas áreas de intermedia, arquitetura, exposições, design gráfico e vídeo. Trabalhou, como arquiteto-consultor, para o IANTT – Torre do Tombo, onde, entre outras funções, dinamizou a área de exposições documentais.

Filipe Carneiro desenvolve igualmente projetos artísticos, como criador e encenador. É autor de projetos musicais independentes e autodidata em piano. É diretor executivo do projeto editorial 9id, onde se fala dos Açores e de açorianos pelo mundo.

Hugo França é um realizador, músico e pós-produtor, nascido em 1985 nos Açores. Desde criança que o cinema despertou o seu interesse. Começou como autodidata, o que lhe permitiu ter experiência profissional como operador de câmara, assistente de realização e cinematógrafo.

Depois de uma passagem por Lisboa, Hugo França regressou aos Açores, onde tem vindo a desenvolver diversos projetos na área dos áudio visuais, contribuindo para projetos de teatro e dança contemporânea.



GaCS

Sem comentários: