segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Avelino Meneses defende reforço do "consórcio escolar" para a qualificação da sociedade açoriana

O Secretário Regional da Educação e Cultura defendeu hoje, nas Velas, em S. Jorge, a necessidade de um “reforço do consórcio escolar” de professores e alunos, de forma a permitir “responder às necessidades de qualificação” da sociedade açoriana.

Avelino Meneses, que falava na sessão de entrega de prémios e diplomas de mérito a alunos da Escola Básica e Secundária das Velas, iniciativa integrada no Dia do ProSucesso, frisou que esta cerimónia representa a demonstração de um empenhamento académico total, atendendo a que “a distinção dos estudantes possui uma direta correspondência no empenho dos professores”.

“Dos professores, aguardamos sempre por soluções pedagógicas mais eficientes, propícias ao incremento de maior interatividade, dentro e fora da sala de aula. Dos estudantes, aguardamos sempre por atitudes mais proactivas, que ultrapassam a presença e a participação regulares nas aulas e se prolongam na construção de projetos individuais de formação”, afirmou.

Para o Secretário Regional, o resultado de “todo este labor” residirá “na redução do insucesso e do absentismo escolar, que elegemos por objetivo primordial”, acrescentando que foi por isso que “preparamos e vamos implementar o ProSucesso, que cumprirá a sua função quando as famílias açorianas elevarem a educação ao patamar de uma inequívoca prioridade”.

A educação, de acordo com Avelino Meneses, para além de “alavanca da economia” é também “o cadinho da cidadania”, salientando que “a missão das escolas consiste na formação de profissionais, eventualmente de cientistas, mas também de cidadãos”, para que “a democracia não se transforme num conjunto de regras e procedimentos de caráter quase litúrgico, que motive o desinteresse das populações”.

“Perante o insucesso escolar não há lugar a resignação”, frisou o titular da pasta da Educação, defendendo a importância de todos os alunos obterem aproveitamento “para que sejam cidadãos competentes numa região feliz”.

O Dia do ProSucesso, que se assinalou hoje em todas as unidades orgânicas do Sistema Educativo Regional, com exceção da ilha Terceira onde se regista tolerância de ponto, visa dar a conhecer a toda a comunidade escolar o Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar ‘ProSucesso – Açores pela Educação’, cuja implementação se inicia no ano letivo que hoje arrancou no arquipélago.

Anexos:
2015.09.14-SREC-DiaProSucessoVelas.mp3

GaCS

Sem comentários: