quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Açores podem servir de palco privilegiado entre dois grandes continentes taurinos



“Os Açores podem servir de palco privilegiado entre dois grandes continentes taurinos, Europa e América, servindo, assim também, de uma rampa de lançamento para a divulgação do turismo e do destino Açores, enquanto plataforma de turismo internacional, que também queremos que seja”. A convicção é do Director Regional do Desenvolvimento Agrário, Joaquim Pires, que esteve, em representação do Presidente do Governo, na sessão de abertura do IX Congresso Mundial de Ganaderos de Toiros de Lide.

Sob o tema “Açores entre dois continentes taurinos”, a iniciativa reúne, na Terceira, ganaderos e aficionados da festa brava vindos de nove países diferentes.

Por este motivo, Joaquim Pires afirma que “com a comunicação, o intercâmbio, o conhecimento que podemos aqui fazer, vamos beneficiar a nossa ganaderia, mas ao mesmo tempo afirmarmo-nos aqui como um pólo dinamizador para eventos de índole mundial”.

“Sendo o toiro bravo o elemento principal e a razão da existência da cultura tauromáquica, é por excelência também este congresso, uma forma de consolidar a permanência deste espectáculo, o desenvolvimento da cultura tauromáquica e o progresso da festa brava”, disse o Director Regional.

A cooperação para com este congresso mundial teve para o executivo uma importância relevante, segundo Joaquim Pires, que sublinhou também o apoio do Governo Regional a esta actividade.

“O ganadero é a pedra fulcral do progresso da festa brava e da cultura taurina, que é um misto fantástico, inconfundível, de cor, de movimento, de arte e de beleza que se conjuga da grande emoção que, na ilha Terceira em particular, todos temos pela festa brava”, frisou ainda, Joaquim Pires.

Este congresso, que já vai na sua nona edição, é uma organização conjunta da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, da Associação Portuguesa de Toiros de Lide e da Associação Regional de Criadores de Toiros da Tourada à Corda, e vai decorrer até sábado na ilha Terceira.



GaCS/AMP

Sem comentários: