sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Governo dos Açores gasta 2,5 milhões de euros em comunicações



Os gastos são relativos a 2008 e os números vêm, agora, divulgados numa auditoria do Tribunal de Contas, aos contratos feitos entre o Governo e várias operadoras: PT, Vodafone e TMN.

À data da auditoria, existiam quase 280 telemóveis distribuídos pela equipa do Executivo de Carlos César, muitos deles sem limite máximo de utilização.

Os membros do Governo Regional e o respectivo pessoal dos gabinetes (assessores, adjuntos, chefes de gabinete e secretárias pessoais) têm direito a telemóvel, sem limite máximo de utilização.

O mesmo acontece com os directores regionais e os assessores de imprensa.

Ao todo, o Governo tem distribuídos 278 telemóveis pelo seu "staff", mas, só alguns têm limites de utilização, que rondam os 25 euros, por utilizador.

Os números fazem parte de uma auditoria, efectuada pelo Tribunal de Contas às despesas do Governo com comunicações, no ano de 2008.

O Tribunal de Contas analisou os contratos de fornecimento de dados e voz, e de telecomunicações móveis, feitos entre o Governo e as operadoras PT, Vodafone e TMN e, nalguns casos, foram detectadas irregularidades, como a falta de controlo sobre as facturas e as respectivas despesas.

A auditoria do Tribunal de Contas diz que em 2008, a Região Autónoma pagou mais de 2,5 milhões de euros em comunicações de voz e dados, fixas e móveis.

Os departamentos do Governo que mais gastaram foram a secretaria da Educação e Cultura, com 690 mil euros em chamadas, a secretaria da Agricultura e Florestas, com 510 mil euros e a vice-Presidência do Governo com 410 mil.

Em contrapartida, a secretaria dos Assuntos Sociais foi a mais poupada, com 37 mil euros.

O Tribunal de Contas desconfiou, também, dos valores declarados pela secretaria da Habitação e Equipamentos, em matéria de comunicações, por serem substancialmente inferiores ao que estava previsto no Orçamento da Região.


Fonte: RTP

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