sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Colóquio “Portugal na América: conversa com dois escritores luso-americanos e um historiador”



A Presidência do Governo Regional, através da Direcção Regional da Cultura, promove, nos dias 27 e 28 de Outubro de 2010, na Terceira e S. Miguel, o colóquio “Portugal na América: conversa com dois escritores luso-americanos e um historiador”, em colaboração com a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD), com o Centro de Estudos Portugueses da Universidade de Massachusetts, Dartmouth, e com a EDEL Portugal, editora da colecção «Portugal na América».

Os dois autores luso-americanos que protagonizam este colóquio, Frank X. Gaspar e Katherine Vaz, falarão da vida da escrita e da escrita da vida luso-americana nos seus livros mais recentes, o romance Stealing Fátima, de Frank X. Gaspar, e a colecção de contos Our Lady of the Artichokes and Other Portuguese-American Stories, de Katherine Vaz.

O colóquio “Portugal na América: conversa com dois escritores luso-americanos e um historiador” conta também com a presença do historiador Donald Warrin, da Universidade de Berkeley, Califórnia, e de Frank Sousa, professor e editor da colecção Portuguese in the Americas Series publicada pela Universidade de Massachusetts.
A sessão encerrará com a apresentação do livro So Ends This Day: The Portuguese in American Whaling, 1765-1927, de Donald Warrin. Trata-se de um livro que documenta, de forma vivaz e sistemática, mais de 150 anos de contribuição portuguesa para a baleação norte-americana. O historiador Donald Warrin será apresentado por James Russell, director do prestigiado New Bedford Whaling Museum, que acaba de inaugurar a Galeria do Baleeiro Açoriano.

Será também apresentado o livro Imaginários Luso-Americanos e Açorianos: Do Outro lado do Espelho, de Vamberto Freitas, da Universidade dos Açores, que apresentará os autores.

O colóquio “Portugal na América: conversa com dois escritores luso-americanos e um historiador”, realiza-se no dia 27 de Outubro, pelas 18h15m, na Direcção Regional da Cultura, Palacete Silveira e Paulo, em Angra do Heroísmo e no dia 28 de Outubro, pelas 17h00, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

Sobre os autores convidados:

Katherine Vaz, filha de um imigrante português, é autora já traduzida em Portugal, reconhecida pelas suas colecções de contos Fado & Other Stories e Our Lady of the Artichokes and Other Portuguese-American Stories, e também pelos romances Saudade e Mariana, cada um dos quatro livros tendo granjeado prémios de renome nacional nos Estados Unidos.

Frank X. Gaspar, neto de imigrantes portugueses, é autor de quatro livros de poesia, cada um galardoado com um prémio de reconhecimento nacional, e dois romances dedicados ao mundo luso-americano: Leaving Pico e Stealing Fátima. O primeiro foi referido pelo jornal The New York Times como “um retrato rigoroso da experiência da imigração portuguesa”.


GaCS/DRaC

Sem comentários: