quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Governo dos Açores promove Ciclo de Cinema Holandês



O Governo dos Açores promove, a partir do próximo sábado, dia 23, a realização de um “Ciclo de Cinema Holandês”, no qual serão exibidos seis filmes de longa-metragem e catorze curtas-metragens, num total de nove sessões que decorrerão no “Cine Sol Mar”, em Ponta Delgada, até ao dia 27 de Dezembro.

Integrado na programação da “Região Europeia do Ano 2010”, com o objectivo de potenciar, nos Açores, um maior conhecimento da realidade, cultura e vivências de diferentes países europeus, a iniciativa é organizada pelo Governo dos Açores, através do Gabinete do Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, em parceria com o “9500 Cineclube” e a Embaixada dos Países Baixos em Lisboa.

Na sessão inaugural do próximo sábado, às 18.00, será exibido o filme “Duska”, do realizador neerlandes Jos Stelling, película sobre a relação que se estabelece entre um crítico de cinema e intelectual holandês e Duska, uma pobre e atraente marginal que conhece num obscuro festival de cinema em Kiev e que, meses mais tarde, o surpreende à porta de sua casa.

Serão visionados, ainda, às 18.00, os filmes “4 Elements”, de Jiska Rickels, a 30 Outubro; “Hannahannar”, de Annemarie Van de Mond, a 13 Novembro; “Storm Bound”, de Steven De Jong, a 20 Novembro; “Love is all” de Joram Lürsen, a 27 Novembro e “Zoo rangers in South América” de Johan Nijenhuis, a 4 de Dezembro. As curtas-metragens “About fish and revolution” de Margien Roggar; “Active centre” de Michiel Van Dijk e Sjeng Scupp; “Big buck Bunny” de Sacha Goedegebure e “Den Hélder” de Jorien Van Nes, serão apresentados no dia 11 de Dezembro e, a 18 de Dezembro, “ Nashi” de Daya Cahen, “Impasse” de Bram Schouw, “Sand/ Sable de Joost Van Ginkel, “Whiplashed” de Arnoud Rijiken e “ Sucess” de Diederik Ebbinge. O Ciclo de Cinema Neerlandês encerra a 27 de Dezembro, segunda-feira, com as películas “Away” de Margot Schapp, “Reef” de Eric Steegstra, “ Notebook” de “Evelien Lohbeck, “Phantom of the cinema” de Eric Van schaalk e “Jolanda 23” de Pim Zwier.

Durante os próximos dois meses, os amantes da sétima arte e o público em geral terão, assim, a oportunidade de assistir, gratuitamente e legendadas em inglês, às obras cinematográficas mais marcantes de cineastas neerlandeses.



GaCS/SRAECE

Sem comentários: