terça-feira, 26 de outubro de 2010

Governo dos Açores apoia os viticultores na reabilitação da Paisagem da Cultura da Vinha do Pico



A Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico tem sido alvo de consideráveis apoios por parte do Governo dos Açores, visando a sua conservação e reabilitação, conforme preconizado pelo Plano de Gestão, aprovado juntamente com o Plano Especial de Ordenamento do Território.

Assim, um dos apoios financeiros em franco desenvolvimento é o previsto para a Reabilitação de Vinhas em currais e que contempla os proprietários de terrenos que se encontrem na área inscrita como Património Mundial e respectiva Zona Tampão.

Governo dos Açores regista com satisfação o facto de, entre 2004 e 2010, estarem reabilitados ou em processo de reabilitação 18,70 hectares de vinhas em currais, o que corresponde a um investimento a fundo perdido de aproximadamente € 370.000,00.

Este apoio contempla todas as fases de investimento, desde o corte de vegetação, passando pela reconstituição dos currais de vinha, terminando na enxertia e retanchas.

As candidaturas as estes apoios são efectuadas no Gabinete Técnico da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, entre os meses de Janeiro e Setembro. Mais informações sobre este sistema de apoio financeiro poderão ser facultadas pelo Parque Natural da Ilha do Pico, através do telefone 292 207 375.


GaCS/SRAM

Sem comentários: