sexta-feira, 22 de outubro de 2010

“República, Mudança histórica e papel central de Teófilo Braga e Manuel de Arriaga”, é tema para conferência de António Reis, no Palácio de Santana, a



No âmbito do programa comemorativo do Centenário da República, a Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura, irá promover um conjunto de conferências temáticas sobre a República que decorrerá de Novembro do corrente ano a Outubro do próximo, com a realização de, pelo menos, uma conferência em cada uma das ilhas.

A conferência inaugural, segundo proposta da Coordenação dos Palácios da Presidência, será proferida pelo Professor Doutor António Reis, subordinada ao tema “República – Mudança histórica e papel central de Teófilo Braga e Manuel de Arriaga”. A conferência terá lugar no Palácio de Sant’Ana, em Ponta Delgada, dia 3 de Novembro, pelas 21h00,com entrada livre.

António Reis nasceu em Lisboa, em 1948. É licenciado em Filosofia pela Universidade de Friburgo (Suíça) e Doutorado em História, especialidade História Cultural e das Mentalidades Contemporâneas, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Possui uma vasta biografia social, política e académica e várias obras publicadas.

Da sua acção cívica destaca-se a sua militância activa na Oposição Democrática ao regime salazarista. Foi um dos fundadores do Partido Socialista (na Alemanha, em 1973) e redactor da revista Seara Nova (1969-1974).

Foi deputado da Assembleia Constituinte, deputado na Assembleia da República (de 1976 a 1983 e de 1995 a 2002), Presidente da Comissão Parlamentar de Ética e Presidente da Delegação Portuguesa à Assembleia da OSCE. Integrou o II Governo Constitucional, em 1978, como Secretário de Estado da Cultura. Actualmente é membro, desde 2009, do Comité de Peritos do Parlamento Europeu para a Casa da História Europeia.

É, desde Junho de 2005, Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano da Maçonaria Portuguesa.


GaCS/DRaC

Sem comentários: