segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Governo reitera aposta na qualificação profissional



O Director Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor reiterou hoje a aposta do Executivo açoriano na qualificação profissional.”

Rui Bettencourt, que falava na cerimónia de abertura do XIX Campeonato Regional das Profissões, em Ponta Delgada, afirmou que “sobretudo quando os tempos são difíceis, há algo que é um valor seguro a ter em conta: o bom profissionalismo de cada um de nós”.

O Director Regional salientou, ainda, que “não é por acaso que houve um salto importante na produtividade dos trabalhadores açorianos. Os mais de 15 mil profissionais, formados nas escolas profissionais, vieram reforçar, numa década, o bom funcionamento das empresas dos Açores e fizeram com que, desde 2001, o aumento da produtividade seja relevante”.

Na ocasião, Rui Bettencourt disse mesmo que os “Açores são cada vez mais credíveis” no âmbito das suas estratégias de qualificação profissional, destacando, a título de exemplo, a realização de duas provas inéditas, sugeridas pela Região, nomeadamente, recepção hoteleira e higiene e segurança no trabalho, no Campeonato Europeu das Profissões – Euroskills, um evento que terá lugar entre os dias 8 a 11 de Dezembro de 2010, em Lisboa, no Parque das Nações.

Para o Director Regional, a qualificação profissional permitirá uma maior empregabilidade dos açorianos, e dotar as empresas de mais qualidade, ao nível dos recursos humanos.

O XIX Campeonato Regional das Profissões decorrerá até ao dia 29 de deste mês em quatro escolas profissionais de São Miguel e conta com a participação de 89 concorrentes e 48 jurados, em 16 profissões.

Os vencedores deste certame representarão a Região no campeonato nacional que decorre pela primeira vez nos Açores, de 2 a 6 de Maio do próximo ano, estando prevista a presença de mais de 600 pessoas, em cerca de 40 profissões.

Da responsabilidade da Direcção Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, os campeonatos regionais visam um intercâmbio de experiências, métodos e técnicas de trabalho, entre os diferentes concorrentes, jurados, formadores, chefes da oficina e observadores e um saudável confronto de saberes e de competências profissionais de carácter predominantemente prático.

Entretanto, os Açores fazem-se representar, em Dezembro, no Campeonato Europeu das Profissões – Euroskills, em Lisboa, nas seguintes profissões: carpintaria; recepção hoteleira; gestão de redes, higiene e segurança no trabalho e electricidade de edificações.



GaCS\SM

Sem comentários: