terça-feira, 26 de outubro de 2010

Governo apresenta resultados sobre estudo das galinholas nos Açores



A “Monitorização da galinhola no Arquipélago dos Açores” vai ser tema de uma palestra a proferir, amanhã, pelo Professor David Gonçalves, da Universidade do Porto, pelas 21 horas, no Centro Multimédia de S. Roque do Pico.

Esta iniciativa surge no âmbito da colaboração entre a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas e o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Cinegéticos (CIBIO).

Nesta palestra pretende-se apresentar uma actualização dos resultados da monitorização das suas populações, estudo que tem contado com a colaboração de caçadores locais.

O Professor David Gonçalves está a visitar diversas ilhas, para harmonizar e implementar processos de censos a algumas das espécies cinegéticas existentes na Região e contou com a valiosa colaboração dos caçadores.

A colaboração entre o Governo dos Açores e o CIBIO tem permitido o estudo de alguns aspectos da biologia e ecologia desta espécie no arquipélago.

Simultaneamente, com a colaboração dos Serviços Florestais de várias ilhas, tem sido implementado um esquema de monitorização anual das populações, em período reprodutivo.

A galinhola é uma espécie cinegética importante nos Açores, tendo a particularidade de ser sedentária na região.


GaCS/MS

Sem comentários: