sábado, 30 de outubro de 2010

“A Imprensa Terceirense na I República” em exposição no Museu de Angra



Abriu ao início da noite desta sexta-feira ao público, no Museu de Angra do Heroísmo, a exposição “A Imprensa Terceirense na I República”, evento inserido no programa do Governo dos Açores para comemorar o centenário da implantação da República em Portugal.

Segundo disse aos jornalistas o Director Regional da Cultura, que participou na inauguração da mostra, trata-se da primeira de “uma trilogia de exposições estruturantes” organizadas por organismos dependentes daquela Direcção Regional da Presidência do Governo, que abordam diferentes aspectos da vida açoriana na época.

No caso da mostra patente no Museu de Angra, a abordagem é feita ao retrato que a imprensa terceirense fez da República e “à difusão de conteúdos e de ideais que procurou espalhar junto das massas mais populares e urbanas”, com diferentes pontos de vista.

Isso mesmo demonstrou o Comissário da exposição, Carlos Enes, numa conferência que proferiu antes da abertura da mostra, salientando o posicionamento, por vezes antagónico, dos diversos títulos que foram surgindo.

A segunda exposição deste conjunto abre ao público na próxima semana, no Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, e debruça-se sobre “A I República e a Modernidade”.

É uma exibição, conforme disse Jorge Paulus Bruno, “muito voltada para um questionamento às matérias relativas à criação moderna que ocorreu no princípio do século XX e que atravessou a Primeira República”.

Já no primeiro trimestre do próximo ano, a Biblioteca Pública João José da Graça, da Horta, apresenta a mostra que completa esta trilogia, abordando “A República e a Ciência”.

Trata-se de “um olhar sobre o que, em termos de progresso científico e do que os Açores significavam para a pesquisa científica ocorreu neste período em que também ocorre a implantação da República em Portugal”, explicou o Director Regional.

“A Imprensa Terceirense na I República”, agora inaugurada, contou com a colaboração da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, e vai estar patente ao público no Museu de Angra até ao dia 1 de Maio de 2011.



GaCS/FA

Sem comentários: