sábado, 30 de outubro de 2010

Secretaria da Saúde vai exigir estatística dos equipamentos de diagnóstico



O Secretário Regional Saúde disse hoje que vão ser dadas orientações para que sejam reportadas, periodicamente, as condições e a estatística de utilização dos equipamentos disponíveis no Serviço Regional de Saúde.

No discurso proferido, em Angra, na inauguração da nova unidade de rastreio do cancro da mama, Miguel Correia disse que se pretende saber, trimestralmente e quantas ecografias, quantas TAC, quantas ressonâncias magnéticas, quantas análises são feitas nos equipamentos que existem nos hospitais e nos centros de saúde.

Assim, conseguir-se-á afectar equipamentos com pouca utilização a unidades de saúde que de facto deles necessitem, o que promoverá a racionalização do investimento.

Pretende-se, de igual modo, esgotar todos os recursos, antes de se recorrer ao sector privado.

O secretário da Saúde aproveitou, também, o momento para reafirmar que as medidas que têm sido implementadas nos hospitais, no âmbito da contenção de custos, em nenhuma circunstância, põem directamente em causa a acreditação internacional do hospital de Ponta Delgada.

Aliás, esta foi uma preocupação constante na sua selecção, nunca por em causa a acreditação internacional, nem a idoneidade formativa, nem a qualidade dos cuidados prestados.

Pelo contrário, prosseguem os processos com vista à acreditação dos hospitais de Angra e da Horta e também dos centros de saúde.

“As medidas de contenção, podem não ser agradáveis, mas são razoáveis e são necessárias para que continuemos a ter um serviço de saúde gratuito e universal”, frisou Miguel Correia.


GaCS/RC

Sem comentários: