domingo, 31 de outubro de 2010

Governo e Universidade dos Açores promovem seminário “Museus em Debate: Musealizar sem rede?”




Numa parceria entre a Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura e a Universidade dos Açores, realizar-se-á no próximo dia 5 de Novembro o seminário “Museus em Debate: Musealizar sem rede?”.

Neste seminário, que ocorrerá nas instalações da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, serão abordados diversos temas relacionados com a museologia, entre os quais as redes museológicas, a sua gestão, financiamento, dinamização e os modelos instituídos.

O evento conta com as seguintes participações: Rede Portuguesa de Museus, através da sua responsável, Isabel Vítor; Rede de Museus do Algarve, representada pelo José Gameiro, também Director do Museu de Portimão (Museu do Ano – 2010); Rede Regional de Museus dos Açores, através de Maria Manuel Velásquez Ribeiro, da Direcção Regional da Cultura.

Integram também o elenco de participantes Rui de Sousa Martins, da Universidade dos Açores, João Brigola, do Instituto dos Museus e Conservação, Clara Camacho, do Instituto dos Museus e da Conservação e Mário Moura, do Museu Municipal da Ribeira Grande.

Os Directores dos oito Museus dos Açores, sob a alçada da Direcção Regional da Cultura, participação também neste seminário.

A sessão de abertura, por Avelino Meneses, Reitor da Universidade dos Açores, terá lugar no dia 5 de Novembro, pelas 9h30, no Auditório B da Universidade dos Açores. O seminário encerrará pelas 18h30m, do mesmo dia, com uma visita ao núcleo do Recolhimento de Santa Bárbara, sob a orientação do Director do Museu Carlos Machado.


GaCS/SF/DRaC

Sem comentários: