terça-feira, 26 de outubro de 2010

PRORURAL já apoiou 34 projectos de desenvolvimento local nas ilhas Graciosa e Terceira



O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, Noé Rodrigues, presidiu hoje, em Angra do Heroísmo, à cerimónia de assinatura de onze contratos de financiamento de projectos no âmbito do programa PRORURAL.

O programa, gerido para as ilhas Terceira e Graciosa em parceria com o Grupo de Desenvolvimento Local GRATER, apoiou, desde 2017, 34 projectos naquelas duas ilhas.

Estas iniciativas correspondem a um investimento elegível de cerca de 2,9 milhões de euros e permitiram, também, criar seis novas empresas e 26 postos de trabalho.

O objectivo do PRORURAL, nesta vertente oficialmente denominada “abordagem LEADER – Eixos 3 e 4”, é, como disse na cerimónia Noé Rodrigues, a criação de pequenas empresas de produção e serviços no espaço rural, potenciando o desenvolvimento local.

Noé Rodrigues manifestou também satisfação por o programa ter, nos Açores, a mais alta taxa de execução a nível do País.

O governante disse ainda que os Grupos de Acção Local (GAL) são fundamentais na promoção e gestão do programa e afirmou ser necessário ir ainda mais ao encontro dos potenciais interessados em usufruir do apoio deste programa para criar ou remodelar uma actividade económica, desde os serviços ao lazer e ao turismo.

São quatro os GAL nos Açores: a ADELIAÇOR, com área de intervenção nas ilhas Faial, Pico, São Jorge, Flores e Corvo, a GRATER (Graciosa e Terceira), a ARDE (Concelho de Ponta Delgada e Santa Maria) e a ASDEPRE, que abrange a ilha de São Miguel, com excepção do concelho de Ponta Delgada.

Segundo disse o governante, na globalidade estão a fazer um bom trabalho de divulgação e acção junto dos potenciais promotores, com excepção de uma destas associações que não quis especificar, da qual espera maior dinamismo a partir de agora.

Noé Rodrigues insistiu ainda na necessidade de os apoios serem dirigidos essencialmente para a criação de emprego e auto-emprego, servindo as populações nas suas necessidades, em vez de se usar o dinheiro para a promoção de eventos sem capacidade reprodutiva.

O PRORURAL tem uma dotação de 20 milhões de euros para apoios, estando já aprovados, a nível regional, mais de três milhões em incentivos para apoiar 61 projectos, cujo investimento total ultrapassa os 4,6 milhões.



GaCS/FA

Sem comentários: