domingo, 5 de setembro de 2010

Inaugurada exposição "Canto ao Pico"



Na noite do dia 3 de Setembro decorreu no Museu das Lajes do Pico, a homenagem a Manuel de Arriaga, evocando a sua relação com o Pico.

Como é sabido, a família de Manuel de Arriaga passava a “estação calmosa” na sua propriedade na ilha e daí a forte ligação que o poeta e estadista manteve com o Pico. Em 1887, depois de uma escalada à “montanha soberba”, publicou uma pequena brochura intitulada "Canto ao Pico", onde ficaram expressas as emoções dessa aventura.

Neste evento que marcou o início das comemorações do centenário da República promvidas pelo Governo Regional, o Director Regional da Cultura realçou o perfil do homenageado através dos ideais e valores que cultivou e que marcou a ideologia republicana, como por exemplo, o sentimento pátrio muito arreigado, o laicismo, a solidariedade e o espírito altruísta ou a crença no valor da educação.

A investigadora Susana Goulart Costa traçou uma panorâmica histórica e cultural do Pico no tempo de Manuel de Arriaga, seguida muito atentamente pelo público presente, que encheu as instalações do Museu das Lajes.

Para além da exposição organizada pelo Museu, com fotografias ilustrando versos de Manuel de Arriaga, foi também lançada a edição fac-similada do "Canto ao Pico", com introdução de Susana Goulart Costa.



GaCS/CE/DRaC

Sem comentários: