
A Secretária Regional da Educação reafirmou esta manhã que a construção da Escola Básica Integrada do Ramo Grande não é uma prioridade.
Reagindo às palavras do Presidente da Concelhia do PSD da Praia da Vitória, que considerou serem declarações “de uma profunda ignorância e de um desconhecimento total da realidade do sistema educativo”, Cláudia Cardoso salientou que a construção da EBI do Ramo Grande levaria “necessariamente, ao fecho das escolas, não apenas da Freguesia das Lajes, mas das freguesias que com ela confrontam (Agualva, Vila Nova e São Brás) e da própria Freguesia das Lajes, que tem mais do que uma escola”.
Assim sendo, seriam encerradas “de entre 7 a 10 escolas, o que obrigaria à deslocalização desses alunos”.
A Secretária Regional lembrou ainda que “com a ampliação da EB2,3 Francisco Ornelas da Câmara, executada recentemente, numa obra que foi mesmo para além do inicialmente previsto e também com o facto de termos a Escola dos Biscoitos, abaixo da sua capacidade, podendo ainda receber mais 6 turmas, não faz sentido avançar com a construção desta escola, para já”.
Cláudia Cardoso disse ainda não ser possível “extrapolar que o crescimento da população da Praia da Vitória, atribuído nos Censos 2011, possa ser directamente replicado no número de alunos. Muito menos se pode dizer que esse número de alunos se concentraria todo na freguesia das Lajes ou nas freguesias que serviriam essa nova Escola”.
Na zona da Praia da Vitória prevê-se que a diminuição da população escolar venha a ser superior a 12%, até 2017/2018, não fazendo sentido estar a prever-se a construção de mais esta infra-estrutura.
Cláudia Cardoso salientou ainda que o Governo “deve ponderar e reponderar os investimentos que faz e os que estavam pensados fazer, e essa é uma das alterações que consta desta reponderação. Não perceber isso é de uma grande inflexibilidade mental. O Governo está a todo o tempo, disposto a reavaliar os investimentos que estavam previstos e este é um desses casos”.
A Secretária Regional lembrou também que estão em curso 7 empreitadas de requalificação, ampliação e construção de novas escolas, sendo que ainda este ano serão inaugurados dois novos estabelecimentos de ensino, um deles precisamente na Terceira (São Sebastião).
GaCS/HB







Sem comentários:
Enviar um comentário