segunda-feira, 11 de julho de 2011

Espaços TIC integram novo paradigma Ciência, Tecnologia e Sociedade





A tríade Ciência, Tecnologia e Sociedade começa a ser uma realidade, cada vez mais imperativa e implementada na sociedade açoriana, inclusivamente nas ilhas mais pequenas. Este compromisso, de acordo com o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos corresponde “a uma cultura emergente que o Governo Regional quer criar nos Açores para dar um novo sustentáculo à economia, fazendo-o de um modo concertado e estrategicamente pensado, desde os mais jovens”.

O desenvolvimento de uma cultura digital nos Açores é um projecto importante porque é transversal a toda a sociedade e coloca o arquipélago a par dos outros sítios onde a modernidade se alcançou por esta cultura emergente, digital, “que é imprescindível hoje em dia ao mundo das empresas, aos cidadãos em geral e, naturalmente, à economia em particular”, sublinhou José Contente.

O governante, que falava após uma visita ao Clube Informático B@dsector, em Santa Cruz das Flores, referiu que na última década o Governo Regional investiu cerca de 100 mil euros nos espaços TIC da ilha das Flores, acrescentando que este investimento “corresponde a uma vontade política de continuar a difundir a sociedade da informação e do conhecimento em ilhas que ainda têm dificuldades no acesso à internet, mas que nós esperamos que o projecto e instalação do novo cabo de fibra óptica correspondam a uma parte da solução deste problema”.

Os Espaços TIC, cerca de 80 espalhados pelas diversas freguesias dos Açores, têm constituído, de acordo com José Contente, “verdadeiros viveiros da cultura digital” e exemplificou com a frequência diária elevada do espaço de Santa Cruz, no qual passam, para além dos turistas, mais de 20 crianças e jovens.

O Secretário Regional referiu ainda que o executivo açoriano vai continuar a investir na difusão e desempenho destes espaços, assim como irá manter a execução do programa Escolas Digitais.

A par destes projectos, anunciou o governante, a II Fase do projecto Wi-Fi nas Ilhas da Coesão arrancará ainda este ano nas Flores. Depois da disponibilização de internet gratuita em diversos espaços públicos da ilha, o projecto prevê agora a instalação de painéis digitais e interactivos nos aeroportos, que disponibilizarão aos visitantes e locais informação de divulgação científica.



GaCS/VS

Sem comentários: