
O Governo dos Açores e o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, apresentam, este sábado, pelas 15h15, no recinto da Feira Agrícola Açores, no Pico, uma campanha de informação sobre segurança alimentar.
Esta campanha visa dar a conhecer aos agricultores e público em geral, as novas regras propostas pela Comissão Europeia para dar mais e melhor informação aos consumidores sobre os componentes de sal, açúcar e gorduras nos rótulos dos produtos alimentares.
Também os alimentos vendidos nos restaurantes e nas cantinas devem conter informação sobre os ingredientes que podem causar alergias. A proposta inclui ainda a obrigatoriedade de referência, no rótulo, do país de origem ou local de proveniência dos alimentos.
Neste contexto, considera-se da maior relevância a realização de uma campanha de informação sobre Segurança Alimentar no Arquipélago dos Açores, onde a agricultura, a produção de bens alimentícios e a existência de produtos de origem têm um elevado peso na economia e nos hábitos de consumo.
Esta iniciativa, acontece numa altura em que Bruxelas se encontra a discutir e a aprovar um conjunto de leis relacionadas com a segurança alimentar, que irão permitir aos consumidores escolher os alimentos que consomem de forma mais informada e segura.
A campanha, que conta com a colaboração do Governo dos Açores, vai iniciar-se na ilha do Pico e será composta pela distribuição de panfletos sobre as novas regras de segurança alimentar nas principais feiras agrícolas nos Açores que decorrem no Verão, distribuição de um dossier informativo sobre o pacote legislativo sobre segurança alimentar e de uma acção publicitária nos meios de comunicação social.
A legislação sobre Rotulagem dos Alimentos prevê rótulos mais simples, claros e com informação sobre os ingredientes e eventuais riscos para a saúde, como as alergias. Será ainda obrigatória a indicação do país de origem dos produtos.
Paralelamente à Campanha de Segurança Alimentar, está a decorrer o périplo da exposição "Portugal Europeu, Meio Século de História", que percorrerá as nove ilhas dos Açores durante todo o Verão.
Esta iniciativa conta com a parceria do Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas e da Subsecretaria Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa.
GaCS/SRAF







Sem comentários:
Enviar um comentário