quinta-feira, 14 de julho de 2011

A Lagoa é exemplo de pólo de atracção científica e tecnológica, diz José Contente





O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos assinou hoje um memorando de cooperação com o Geoparque Açores para a divulgação do património natural e científico da Região.

Ambas as entidades irão fomentar a realização de acções conjuntas, potenciar sinergias e partilhar recursos humanos e técnicas, considerando que ambas as entidades têm uma visão e uma missão convergente. O Geoparque Açores, como instrumento de promoção e valorização do património natural, em geral, e do geológico, em particular, segundo uma perspectiva de desenvolvimento sustentável do território, associa-se agora à Rede dos Centros de Ciência dos Açores na promoção da divulgação científica regional.

José Contente, que presidiu à sessão de assinatura dos seis memorandos de cooperação, sublinhou que os três objectivos primordiais do Geoparque Açores – a geoconservação, a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, são princípios e objectivos transversais à importância e à força que este projecto tem. “Esta cooperação representa uma nova visão de académicos, investigadores e poderes políticos no sentido de promovermos e valorizarmos aquilo que é nosso”, afirmou o governante.

A propósito, relembrou que o Governo dos Açores aprovou, recentemente, um diploma que valoriza e defende os recursos patrimoniais naturais da Região e isso traduz-se em mais-valias para os Açores.

O Secretário Regional sublinhou que “nós todos estamos a participar, cada um ao seu nível, numa estratégia global. O Governo quando avança para este movimento ciência – tecnologia – sociedade, pretende aumentar a divulgação da cultura científica e a transferência de conhecimento para as pessoas e as empresas, mas também vamos ganhar dividendos com isso no futuro”.

José Contente apela ao maior envolvimento da sociedade neste movimento tripartido, acrescentando que “precisamos de ter mais pessoas envolvidas e conscientes que o seu papel, ao nível da sociedade do conhecimento, tem uma expressão prática na Região ao gerar valor acrescentado para as empresas e para a economia açoriana e garantindo, desta forma, emprego qualificado”.

O governante elogiou o município da Lagoa enquanto pólo de atracção para a transferência de conhecimento científico. Este movimento científico e tecnológico está a ter “uma expressão mais prática na Lagoa, e isso pode e deve ser feito em outras partes do território regional”, incentivou José Contente.



GaCS/VS

Sem comentários: