sexta-feira, 8 de julho de 2011

Reestruturação da rede escolar visa a melhoria das condições de aprendizagem dos alunos açorianos





A Secretária Regional da Educação e Formação apresentou esta tarde, aos jornalistas, a reestruturação da rede escolar do sistema educativo regional que a tutela vai promover.

Uma reestruturação levada a efeito com vista ao aumento do sucesso educativo, através da melhoria das circunstâncias pedagógicas em que estão integrados os alunos do arquipélago.

Em conferência de imprensa, Cláudia Cardoso salientou que é necessário evitar que escolas de lugar único se mantenham em funcionamento, “devido às dificuldades inerentes ao funcionamento destas escolas do 1.º Ciclo, onde um único professor é obrigado a ministrar, em simultâneo, quatro anos de escolaridade com grave prejuízo para a sua prática lectiva e consequente aprendizagem dos alunos”, sendo também “imperioso implementar estratégias de agrupamento de alunos, que se mostrem mais adequadas à promoção do sucesso educativo”.

A reestruturação da rede escolar é necessariamente acompanhada do ajustamento da própria Acção Social Escolar, com o objectivo de facultar a todos os alunos a utilização de refeitórios, o fornecimento de alimentação e de transporte.

Tal facto, lembrou Cláudia Cardoso leva a que “contrariamente ao que se possa pensar, o encerramento de estabelecimentos de ensino não seja uma medida economicista”.

Para a Secretária Regional da Educação e Formação “cada vez é mais necessário preparar melhor os nossos alunos, dotando-os de bases sólidas para a prossecução dos estudos e conferindo-lhes a possibilidade de estarem integrados em turmas adequadas ao seu nível de escolaridade.

Tendo como objectivo principal a “criação das melhores condições para assegurar um ensino de qualidade, sobretudo ao nível do Ensino Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, como alicerces fundamentais do Sistema Educativo”, a reestruturação pretende ainda “evitar a segregação social, a segregação por género e a formação de agrupamentos que possam levar à manutenção ou fomento de fenómenos de exclusão social, considerando a realidade da comunidade em que a escola se insere” salientou Cláudia Cardoso.

As alterações agora anunciadas têm ainda por objectivo a rentabilização e racionalização dos recursos humanos existentes em cada Unidade Orgânica, nos vários grupos de docência, nomeadamente, os de Língua Estrangeira (Inglês), Educação Física, Educação Especial e de Apoio Educativo e ainda, do pessoal não docente, tais como, psicólogos, técnicos especializados e terapeutas.

Existe, por outro lado, a necessidade de “proporcionar às crianças e jovens, de forma adequada, um desenvolvimento pleno da sua formação, promovendo a rentabilização dos equipamentos específicos e materiais didácticos, disponíveis nas Unidades Orgânicas, quer os que são utilizados para a prática da área das expressões físico-motora, artística, de enriquecimento, quer ainda na utilização de equipamento destinado à implementação das novas tecnologias e recursos didácticos em suporte digital, e outros no âmbito da integração e apoio às Necessidades Educativas Especiais” disse a Secretária Regional.

Esta reestruturação prevê o encerramento de vários estabelecimentos de ensino e a abertura de duas novas escolas básicas integradas já no início do próximo ano lectivo, para além de outras duas escolas básicas e jardins de infância.

Assim, em Santa Maria será encerrada a EB1/JI Sol Nascente, sendo que os alunos passarão para a EB1/JI de São Pedro.

Em São Miguel, na Lagoa, será encerrada a EB1/JI dos Remédios, integrando os alunos na EB1/JI D. Manuel Medeiros Guerreiro.

No Nordeste, será encerrada a EB1/JI Dr. António Medeiros, na Achada. Os alunos passam para a EB1/JI Prof. Manuel Francisco Correia (Achadinha).

Ainda no Nordeste, encerra a EB1/JI de São Pedro – Nordestinho, indo os alunos para a EB1/JI de Fazenda.

Na Ribeira Grande, serão encerradas a EB1J/JI da Ribeira Funda, sendo que os alunos passam para a EB1/JI dos Fenais da Ajuda e a EB1/JI da Lomba de São Pedro, passando os alunos desta escola para a EB1/JI Amâncio da Câmara Leite.

Em Vila Franca do Campo, a EB1/JI Dr. Urbano Mendonça Dias. Os alunos passam para a EBS de Vila Franca.

As EB1/JI Prof. João de Medeiros Quental, Prof. José da Costa e Padre José Jacinto Botelho serão encerradas, uma vez que entra em funcionamento a EBI de Ponta Garça.

Na Terceira, em Angra, serão encerradas as EB1/JI da Conceição e Vale Linhares, transitando os alunos para a EB1/JI da Carreirinha.

Após a conclusão das obras de construção da nova EB1/JI da Ribeirinha, serão encerradas as EB1/JI da Ribeirinha, Beato João Baptista Machado e Santo Amaro.

Com a abertura da EBI Francisco Ferreira Drumond, serão encerradas as EB1/JI da Feteira, Vila de São Sebastião e Ribeira Seca de Cima.

Na Praia da Vitória serão encerradas a EB1/JI da Ribeira da Areia, passando os alunos para a EB1/JI da Vila Nova, também a EB1/JI de Outeiros, seguindo os alunos para a EB1/JI da Agualva, e a EB1/JI do Juncal, passando os alunos para a EB1/JI Base Aérea N.º 4 ou em alternativa, para a EB2,3 Francisco Ornelas da Câmara.

Em São Jorge, nas Velas, será encerrada a EB1/JI de Rosais. Os alunos são integrados na EB1/JI da Beira.

No Pico, em São Roque, encerrarão as EB1/JI do Cais do Pico, Santo António e São Roque, passando todos os alunos para a nova escola EB1/JI de São Roque.

No Faial serão encerradas as EB1/JI da Ribeirinha, sendo que os alunos passam a EB1/JI de Pedro Miguel, e a EB1/JI do Salão, cujos alunos passam para a EB1,2 António Ávila ou para a EB1/JI dos Cedros.



GaCS/HB

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