quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Açores têm importância geoestratégica no emprego e desenvolvimento


O Diretor Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, reiterou hoje, nas Furnas, que, perante a conjuntura atual de novas dificuldades, é necessário pensar em novas estratégias de gestão das questões públicas.



Rui Bettencourt falava na sessão de abertura do seminário “Desafios e estratégias para os novos tempos”, que traz às Furnas, em São Miguel, académicos nacionais e internacionais, especialistas em questões de emprego e de desenvolvimento, que vão debater a centralidade dos Açores e a sua posição geoestratégica no mundo. O encontro decorre nos próximos dois dias.


Para Rui Bettencourt, e de acordo com os Estados Gerais da Gestão nos Países de Expressão Latina, que reúnem neste seminário, “este é o momento de aproximar quem pensa as ideias e as estratégias e quem age, sendo necessário, desta forma, uma interligação entre o pensamento e a ação”.


O Diretor Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor sublinhou também que, para abordar temas como a gestão da informação, do conhecimento, do território terrestre, marítimo e aéreo - assim como a gestão dos recursos endógenos e gestão de recursos humanos e do tecido empresarial dos Açores - é necessária uma reflexão conjunta entre académicos, decisores políticos, gestores e técnicos, com o objetivo de potenciar o progresso e desenvolvimento das sociedades.


A Região Autónoma dos Açores” pode servir de exemplo para outros territórios, pela forma como tem sabido tirar proveito da inovação tecnológica e do conhecimento, pela forma como tem organizado a gestão de informação e ainda pela prática regular de estudos prospetivos no domínio do mundo do trabalho”, assegurou o governante.


É neste sentido que a Região tem “a dimensão de um laboratório vivo e tira proveito da sua posição geoestratégica para ganhar uma maior centralidade no mundo, no âmbito destas questões em debate”, explicou Rui Bettencourt.


Este seminário pretende fazer uma “abrangente reflexão de ideias e pensamentos entre vários especialistas convidados”, com o intuito de abordar estratégias adequadas para os novos tempos que se avizinham.



GaCS

Sem comentários: