quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Escola Profissional do Nordeste visita reserva florestal da Cancela do Cinzeiro


A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, solicitada pela Escola Profissional do Nordeste, vai colaborar amanhã, na realização de um evento ligado à promoção e proteção da floresta e da biodiversidade.



Esta ação insere-se no âmbito das comemorações do 14º aniversário da Escola Profissional, vai decorrer na Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro, na freguesia da Pedreira, concelho do Nordeste e conta com a participação de cerca de 120 alunos e respetivo corpo docente.


Das várias atividades destacam-se visitas guiada à Reserva Florestal e ao seu parque de endémicas, um dos poucos locais de floresta Laurissilva que, resistindo à intervenção humana, foi preservado ao longo dos tempos.


O aumento da disponibilidade para os tempos livres, as maiores facilidades de deslocação, associadas às necessidades de fugir dos meios urbanos e ao intenso ritmo de vida imposto pela sociedade, levam cada vez mais as populações a procurar as facilidades de recreio dos espaços verdes, onde possam retemperar-se física e espiritualmente, em maior contacto e comunhão com a natureza.


Com vista a ir ao encontro desta tendência o Governo dos Açores, promoveu a criação de uma rede de Reservas de Recreio, onde são postas à disposição do público uma série de facilidades de recreio como relvados, áreas de pic-nic, grelhadores, instalações sanitárias, campos de jogos, recreio para crianças, miradouros e áreas temáticas.


As Reservas Florestais de Recreio dos Açores são assim espaços de excelência para um retorno ao contacto com a natureza e com a floresta, sendo por muitos consideradas como o “cartão de visita” do trabalho desenvolvido pelos Serviços Florestais ao longo de décadas.


Cada reserva florestal de recreio, ou parque florestal, é única e tem especificidades que atraem, anualmente, milhares de visitantes, quer individualmente, em família ou através de eventos organizados.



GaCS

Sem comentários: