quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Debater o luto é um ato de coragem e audácia


A Diretora Regional da Saúde, Sofia Duarte, considerou hoje, em Ponta Delgada, que promover o debate em torno do luto revela audácia, tendo em conta que é uma temática que a todos importa, pois a própria vida recorda a inevitabilidade da morte.



A Diretora Regional da Saúde que falava na cerimónia de abertura do simpósio LUTO(s), lembrou que são as unidades de saúde onde se percebe a abrangência deste assunto, pois, infelizmente, cada vez mais se morre em instituições e hospitais, muitas vezes longe da família, daí que os profissionais assumam um papel primordial no acompanhamento dos últimos momentos de vida e no confronto perante a morte.


Nesse sentido, a construção de casas mortuárias nas freguesias tem contribuído para atenuar o peso emocional deste tema e, segundo Sofia Duarte, o Governo Regional desde 1997 estabeleceu um programa de acordos de colaboração técnico financeiro com vista a dotar as localidades com estas infraestruturas.


Edificações estas, que para a Diretora Regional da Saúde, se constatam que toda a simbologia associada a este tipo de estrutura assume uma grande relevância, uma vez que as questões relacionadas com a perda e morte de entes queridos são, sem sombra de dúvida, de enorme carga afetiva.


Refletir sobre a temática do luto na atualidade, tem de ser encarado como salutar e representativo de uma certa coragem em abordar um assunto tido como tabu para alguns, defendeu, na ocasião, Sofia Duarte.


Para quem já passou a perda de alguém muito próximo, e viveu ou ainda vive o processo de luto, muito contribui este tipo de iniciativas, no sentido de consciencializar e sensibilizar a população para este tema que a todos atinge, concluiu a Diretora Regional da Saúde.



GaCS

Sem comentários: