quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Protocolo “Cidadania e sustentabilidades para o século XXI” assinado esta semana


No próximo dia 11 de Fevereiro é assinado o protocolo que dá início à segunda fase do projeto intitulado “Cidadania e sustentabilidades para o século XXI – caminhos para uma comunidade sustentável nos Açores”.



Este projeto da autoria do Conselho Nacional de Educação, integra diversos parceiros regionais e nacionais, de entre eles a Direção Regional do Ambiente. A educação para o desenvolvimento sustentável é o pilar deste projeto que associa a arte e a fotografia na mobilização dos jovens para a preservação do património ambiental dos Açores.


Ao longo dos próximos dois anos letivos, um grupo de professores da Escola Básica e Integrada da Horta e outro da Escola Secundária Manuel de Arriaga irão trabalhar com os seus alunos diversos conteúdos disciplinares regionais, incluindo as aprendizagens fora da sala de aula realizadas por diversos técnicos das entidades parceiras, resultando na elaboração de dois itinerários ambientais que ficarão para a comunidade, pelo meio os professores terão vários momentos de formação por forma a poderem incentivar e desenvolver nos seus alunos novos olhares sobre o meio, valores e atitudes para uma cidadania ativa nomeadamente pela intervenção, constituindo elementos fulcrais para a promoção da educação para o desenvolvimento sustentável nos Açores.


Do trabalho iniciado pelo Conselho Nacional de Educação nas ilhas Terceira e Pico (2009-11), correspondendo à primeira fase deste projeto, foi possível o desenvolvimento de várias estratégias pedagógicas com os alunos, no domínio da educação para o desenvolvimento sustentável, salientando-se a aplicação de autobiografias ambientais e a realização de itinerários ambientais. Estas ações permitiram que a escola, na qualidade de polo difusor de conhecimentos envolvesse a comunidade na valorização do património regional.


Em plena Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), este projeto revela-se como mais uma iniciativa regional para os princípios da Década, em consonância com o PRESAA - Plano Regional de Educação e Sensibilização Ambiental dos Açores. A assinatura deste protocolo ocorrerá no próximo sábado pelas 12h00, em plena Área de Paisagem Protegida do Monte da Guia, testemunho incondicional da perfeita associação entre valores naturais e culturais locais, contando com a presença da Presidente do Conselho Nacional de Educação e do Diretor Regional do Ambiente.



GaCS

Sem comentários: