terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Zona de lazer e estacionamento reforça segurança na Caldeira de Santo Cristo


O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos presidiu hoje, na Serra do Topo, em São Jorge, à apresentação do projeto do parque de estacionamento do acesso à Caldeira de Santo Cristo, na estrada regional 2-2ª, na Ribeira Seca/Topo.



A construção desta infraestrutura rodoviária na Caldeira de Santo Cristo visa garantir melhores condições de segurança e acessibilidade aos utilizadores do Trilho da Caldeira de Santo Cristo, um dos ex-libris ambientais da ilha e dos Açores.


Com esta intervenção pretende-se criar um local de estacionamento para viaturas e autocarros de apoio aos visitantes da Fajã de Santo Cristo, servindo ao mesmo tempo de miradouro, local de paragem e para contemplação da paisagem.


José Contente sublinhou o reforço da segurança que esta obra vai trazer a um dos locais mais emblemáticos, do ponto de vista turístico, dos Açores, porque elimina “curva perigosa que antes existia aqui, que associado ao nevoeiro constante por ser uma zona de altitude poderia constituir algum perigo”.


A empreitada inclui ainda a ligação pedonal ao trilho da Caldeira de Santo Cristo, a construção de um abrigo para os visitantes, de modo a permitir a preparação das caminhadas, garante zona de passeio e miradouro.


Este projeto, acrescentou o governante, “requalifica toda esta área e responde a uma pretensão dos jorgenses. Na última visita estatutária assumimos este compromisso, dissemos que íamos fazer o projeto, que foi hoje apresentado, e agora estamos prontos para o lançar a concurso. Compromisso anunciado e cumprido”. Referira-se que com esta obra o Governo cumpre exatamente todos os compromissos eleitorais a que se propôs em matéria de estradas regionais e obras acessórias.


O projeto irá agora ser lançado a concurso, no valor de cem mil euros, e o prazo de execução da empreitada será de 90 dias.



GaCS

Sem comentários: