terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Governo reforça segurança rodoviária no pontão da Ribeira Funda, em São Jorge


Com o objetivo de reforçar a segurança rodoviária e regularizar o caudal sólido da Ribeira Funda, a Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos está a executar a empreitada de reabilitação do pontão, na E.R. 2-2ª, na Ribeira Seca/Topo, concelho da Calheta, em São Jorge.



José Contente, no âmbito da visita de governo à ilha, visitou hoje o local das obras e sublinhou que “é uma pequena obra mas com vantagens importantes”, referindo o reforço da segurança da ponte “antiga e com três arcos” através da contenção das terras laterais.


A regularização do caudal sólido da ribeira evita a perigosidade das águas que vão desaguar à Fajã dos Vimes, evitando cheias e deslizamentos.


O Secretário dos Equipamentos destaca ainda o facto de uma ponte “antiga e bonita”, com os três arcos, oferecer agora mais segurança a todas as pessoas e bens que circulam no troço da E.R. 2-2ª em que se insere o pontão da Ribeira Funda.


Durante a empreitada, levada a cabo pela Tecnovia Açores, SA., foram colocadas ancoragens verticais ao longo de toda a periferia dos encontros, efetuado o ensoleiramento do leito dos aquedutos com a construção de uma laje de betão armado e foram ainda construídos os muros de contenção.


Foi ainda executada a construção de uma bacia de receção a montante e uma bacia de descarga a jusante, ladeadas por muros e efetuada a reconstrução da caleira de drenagem pluvial da valeta.



GaCS

Sem comentários: