sexta-feira, 11 de abril de 2014

Governo dos Açores aprova projetos de investimento da iniciativa privada de mais de 37 milhões de euros

O Governo dos Açores aprovou, no primeiro trimestre deste ano, mais 39 projetos de investimento, no âmbito do Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento Regional (SIDER), que irão representar um investimento privado de 37 milhões de euros.

Para o Vice-Presidente do Executivo, trata-se de um “incremento muito significativo do investimento privado e dessa referência no contexto da economia regional”.

“As empresas açorianas têm revelado, através dos projetos de investimento que têm apresentado, uma reforçada confiança no futuro da economia regional”, afirmou Sérgio Ávila.

“A concretização desse investimento irá permitir criar um clima adicional de confiança e um incremento da atividade na Região, com reflexos muito positivos na criação de postos de trabalho e na dinamização da atividade económica regional”, acrescentou.

O governante considerou também ser “particularmente relevante, neste clima de confiança, a capacidade que os empresários têm tido de enquadrar os seus investimentos nas novas oportunidades de negócio que vêm surgindo nos Açores ligadas à indústria e à produção de bens transacionáveis, e a sua consequente capacitação para criar novas oportunidades e novos investimentos”.

Sérgio Ávila frisou que “para esta realidade tem sido essencial a disponibilidade, por parte do Governo dos Açores, de apoios ao investimento privado e à criação de emprego pelas empresas substancialmente melhores do que aqueles que se registam no resto do país”.

Para o Vice-Presidente, esta disponibilidade financeira do Governo Regional para apoiar as empresas no investimento e na criação de emprego “tem sido determinante para que os Açores sejam, neste momento, a região do país com maior capacidade de criação de novas empresas e revelem, nesta fase, um incremento significativo do investimento privado, o que terá consequências muito positivas no futuro da atividade económica dos Açores”.

Por subsistemas do SIDER, no âmbito do Subsistema de Apoio ao Desenvolvimento Estratégico foram aprovadas três candidaturas em áreas relacionadas com a indústria, produção de energia com base em fontes renováveis e saúde, que totalizam 30,4 milhões de euros e permitirão a criação de 19 novos postos de trabalho.

No Subsistema de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo foram analisadas 10 candidaturas, num valor global de 1,9 milhões de euros, que permitirão a criação de nove novos postos de trabalho.

No âmbito do Subsistema de Apoio ao Desenvolvimento Local, os 23 projetos aprovados destinam-se sobretudo às áreas de comércio, restauração e serviços, perfazendo um investimento previsto de 4,5 milhões de euros e a criação de 48 novos postos de trabalho.

No Subsistema de Apoio à Qualidade e Inovação foram apreciadas três candidaturas, que representam um investimento de 645 mil euros e a criação de 10 novos postos de trabalho.

Em termos de valores globais, até à data, no SIDER foram aprovadas 818 candidaturas, que preveem um investimento de 473,6 milhões de euros e a criação de 2.321 novos postos de trabalho.


Anexos:
2014.04.11-VPGRcomentaAprovaçãoProjetosSIDER.mp3
GaCS

Sem comentários: